Visando o combate ao mosquito aedes aegypti, hoje não só o transmissor da dengue mais de várias outras doenças como, febre amarela, chikungunya e a zica, o mosquito é o maior inimigo público. Em Maracaju a campanha contra a dengue com ação mecânica envolvendo 40 pessoas já começou, mas os trabalhos não se ressumem a isso. Preocupada com o aumento da larva do mosquito no município a administração através da Secretaria de Saúde Departamento de Endemias está fazendo reunião com esclarecimento e pedido de colaboração com os funcionários de todas as secretarias.
Na manhã desta quarta feira (25), a reunião aconteceu com a Secretária de Assistência Social, contou com a presença da Primeira Dama Leila Gonçalves Azambuja, Chefe de Gabinete Paulo Suslek e Secretaria de Assistência Ilma de Aquino.
Primeira Dama falou da importância do envolvimento dos servidores públicos nesta luta que é de todos, alertou para as conseqüências que a doença causa e os transtornos na família.
Mario Zan Coordenador do Departamento de Endemias, falou da rápida mutação do mosquito , a cada ano evolui, aumentando ainda mais a capacidade de transmitir doenças; pediu o empenho e colaboração de todos que sejam agentes multiplicadores de informação e principalmente em manter a limpeza dos quintais pelo menos a cada 4 dias, e cobrar dos vizinhos a mesma ação. “ Hoje já não é por falta de informação, acredito que seja descuido mesmo, onde os agentes passam e encontram larva limpam avisam orientam, quando passam encontram larva de novo, ou nos unimos neste combate ou perderemos essa luta”, disse Marinho.
Por: Paulo Roberto
Foto: Paulo Roberto