O trabalho realizado pelo Departamento Agropecuário, junto aos assentados e pequenos produtores; nestes últimos quatro anos está rendendo frutos em todos os sentidos.
Aumento de produtividade, melhoria da qualidade dos produtos, auxilio na comercialização através da merenda escolar e feiras está mudando a vida de muitas comunidades.
A prova disso é o Quilombo São Miguel, algumas famílias que haviam deixado o quilombo estão voltando, devido o sucesso dos pequenos produtores.
25 famílias voltaram para o Quilombo e isso levou a Departamento Agropecuária através do Diretor Eloar Castelaci junto com o Engenheiro Ambiental Leandro Alves Marin da Coordenadoria de Meio Ambiente a idealizar um projeto de ligação de novos poços artesianos para poder atender a comunidade, pois com o retorno das famílias aumentou a demanda. Foram construídas, 25 novas casas, e outras estão em construção, muitas com recursos da venda dos produtos para a merenda escolar.
Para o presidente da Associação dos Quilombolas Jorge H enrique Gonçalves, o apoio da prefeitura está mudando a vida dos pequenos produtores, e isso faz com que as famílias voltem para suas origens, e como tem direito são acolhidas. ” A gente só quer viver em paz e produzir na terra, e hoje graças a este apoio para nos aqui no quilombo, a vida mudou, estamos no paraíso”, disse Jorge.
Por: Paulo Roberto