Neste sábado (02/04), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em 2007, a Organização das Nações Unidas criou este dia com objetivo de informar a população sobre o Autismo. E o azul – a cor escolhida para representar a causa.
O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, com causas ainda desconhecidas, que acompanha o indivíduo durante toda a sua vida e o faz ter maneiras particulares de reagir a estímulos do ambiente, de aprender e se relacionar com o mundo.
Não há cura para o autismo, mas a identificação e intervenção precoces são de extrema importância para minimizar as dificuldades enfrentadas e melhorar a qualidade de vida do autista e de seus familiares.
No Brasil, ainda não há estatísticas oficiais sobre a incidência do transtorno na população. A ONU cita estatística da Organização Mundial de Saúde (OMS) que traz uma estimativa de mais de 5 (cinco) casos a cada 10 mil habitantes.
A Secretaria de Educação Municipal promoveu, neste sábado (02/04) uma panfletagem com a Equipe da Educação Especial/ Inclusiva; na Praça Central no semáforo da Farmácia São Bento. Para assim divulgar o que é o autismo, conhecer os sinais que podem indicar o transtorno, além de desfazer conceitos errôneos que possam provocar a exclusão do autista da sociedade.
“Precisamos compreender as crianças autistas e procurar agir de forma mais coerente com a realidade das mesmas. A escola e a família deverão se integrar para a melhoria da socialização no ambiente escolar”,
Por: Paulo Roberto