Além da passagem da Tocha Olímpica por Maracaju que já está definida, o município pode também ir até as olimpíadas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento Agropecuário e Agraer, viabilizam a ida de representantes da Comunidade Quilombola às Olimpíadas para comercialização de produtos da Agricultura Familiar junto ao MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), que está organizando a colocação de produtos da agricultura familiar nas olimpíadas.
Do município, com bastante chances de dar certo, depois de várias reuniões está o Quilombo São Miguel, de acordo com as informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Maracaju, Renata Miranda Azambuja Cruz, “isso só está sendo possível graças ao trabalho que o município faz junto aos pequenos produtores da agricultura familiar, que certificou os produtos com o selo Simpaf de Qualidade; e faz parte do Programa Afades, que deu qualidade e permitiu quantidade de produção de pamonhas, produzidas no Quilombo e fornecidas para a merenda escolar” disse Renata. Na ultima reunião, ficou praticamente certo a comercialização do produto nas Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, que começam dia 05 á 21 agosto maior evento esportivo com 17 dias de duração 10.500 atletas de 206 países.
Para o representante do Quilombo produtor da pamonha, “ é um sonho, mais com grande chances de se tornar realidade, e se isso acontecer ele espera realmente que sua pamonha consiga medalha olímpica na aceitação popular”, brincou Geraldo Ribeiro Gonçalves.
Por: Paulo Roberto