03 DEZ 2019
Obras da Maternidade já começaram
Cumprindo agenda pelo interior do Estado o Secretário de Saúde Geraldo Resende este na tarde desta terça feira (03), em Maracaju. O Secretário e Deputado Federal licenciado, foi recepcionado pelo Secretário de Governo Frederico Felini e pela vereadora Eliane Simões. A comitiva esteve visitando as obras do Pronto Socorro, obra que tem dedicação especial do deputado que na época, em parceria com Senador Moka conseguiram emenda para a construção. Segundo Geraldo 98% da obra já está concluíra ele pediu empenho para que a obra termine este ano e no início de 2020 seja entregue a população com todo o mobiliário.

A construção é custeada com recursos de emendas parlamentares do então deputado federal Geraldo Resende e do então senador Waldemir Moka, além de contrapartida da Prefeitura Municipal de Maracaju. Do total de quase R$ 3 milhões para a edificação, R$ 900 mil são oriundos de emenda individual de Geraldo Resende, outros R$ 900 mil foram viabilizados pelo então senador Waldemir Moka, e R$ 1 milhão são recursos da Prefeitura de Maracaju.

Para os equipamentos, já existe uma emenda parlamentar de Geraldo Resende no valor de R$ 400 mil, com o compromisso do Governo do Estado de investir mais recursos quando a obra ficar pronta. Segundo Geraldo Resende, a unidade vai suprir a demanda absorvida pelo Hospital Municipal, já que Maracaju não possui uma unidade de saúde 24 horas.

Geraldo também visitou as obras da maternidade que iniciaram esta semana, o projeto prevê a edificação de uma maternidade completa e moderna, com 525,25 metros quadrados de área construída, contendo espaços para três salas pré e pós-parto, com banheiro e jardim de inverno; três salas de enfermagem; duas salas pós-enfermagem com banheiro; um jardim de inverno coletivo, dois consultórios ginecológicos com banheiros; uma sala de mamografia; e uma sala de múltiplo uso.

Na avaliação do secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, a nova maternidade dará um salto de qualidade no atendimento às mamães e bebês do município. Ele explica que a implantação da maternidade é resultado de uma parceria de trabalho com o governador Reinaldo Azambuja e prefeito Maurílio Azambuja. “Maracaju atende várias cidades vizinhas e a estrutura atual já não comporta a demanda. Queremos oferecer mais qualidade no atendimento para os pequeninos e suas mamães”, destaca.

Frederico Felini, secretário de Governo de Maracaju, afirma que a nova maternidade vai melhorar em muito o atendimento. “A saúde pública em Maracaju, que é considerada uma das melhores do Estado, vai dar um salto gigantesco de qualidade a partir da implantação da maternidade”. Frederico agradeceu o empenho e Geraldo em atender sempre as reivindicações do município, lembrou ainda que a presença de Geraldo está em toda parte do município, especialmente no que se refere a saúde.

A vereadora Eliane Simões destacou o empenho do secretário e agradeceu por sempre lembrar de Maracaju. Ela disse ainda, que a fez o pedido da Maternidade junto a Geraldo, pois sabia que mesmo a saúde de Maracaju tendo uma qualidade extraordinária, as mulheres precisam de algo voltados exclusivo a eles na hora do momento sagrado que é o de gerar  vidas.

Local: Materniade