25 FEV 2021
DESENVOLVIMENTO
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizam descarte de pneus usados

Nesta quinta-feira (25/02) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente acompanhou o carregamento de mais de 25 toneladas de pneus usados para serem destinados a logística reversa, que tem por objetivo destinar adequadamente os resíduos.

A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico descrito na Política Municipal de Resíduos Sólidos, Lei nº 1874/2016 que é caracterizado por um conjunto de ações para viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informa que apesar de não ser a responsável legal pela destinação dos resíduos pneus usados, possui um ponto de entrega voluntária, para evitar o acúmulo destes resíduos nas vias e terrenos do município e assim evitar impactos negativos ao meio ambiente. O ponto de entrega voluntária está localizado na Escola Agrícola de Maracaju com atendimento apenas nas sextas-feiras.

Os pneus são coletados pela empresa Reciclanip, de São Paulo, que após triturar e granular a borracha, destina a matéria-prima para a pavimentação asfáltica.

Em Maracaju um projeto está sendo elaborado pela equipe técnica para que futuramente esse material seja reutilizado no próprio município.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente
Autor: Matéria: Paola Cenedesi; Assessor de Comunicação Responsável Tiago Rodrigues DRT 1785/MS