31 JUL 2021
SAÚDE
Prefeito e Senadora Soraya Thronicke visitam futuras instalações do novo CAPS de Maracaju.

Unidade atenderá pacientes com problemas psiquiátricos e dependência química.

O Prefeito Marcos Calderan, acompanhado da Senadora Soraya Thronicke, visitaram na manhã deste sábado (30), o terreno onde será instalada a nova unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), de Maracaju.

A unidade será construída no Jardim Guanabara, investimento de mais de R$1,5 milhão, verba oriunda de emendas parlamentares da Senadora Soraya Thronicke, e do Deputado Federal, Tio Trutis.

“Agradeço ao Prefeito pela parceria, agradeço também a Maracaju pela oportunidade de poder ajudar, ainda mais nesta questão tão importante que é a saúde mental das pessoas. É com muito carinho que estou aqui, em breve estaremos inaugurando esse espaço tão importante”, comentou a Senadora.

O caps é a unidade responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos e dependência química. O Centro tem como objetivo a recuperação mental dos pacientes, e a integração dos mesmos com a família e a comunidade.

Atualmente 17 pacientes de Maracaju estão internados em clínicas psiquiátricas, fora do município. “O CAPS é um grande projeto, que atende os pacientes na área da psiquiatria. Neste momento pós pandemia o número de pessoas com atendimento psicossocial aumentou muito. O centro conta por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dentre outros, tudo para que estas pessoas voltem a ter uma vida normal e sejam reinseridas no mercado de trabalho”, comentou o Secretário de Saúde, Thiago Caminha.

“Esta será uma nova unidade do CAPS em Maracaju, um prédio amplo, capaz de atender mais gente. A unidade será bem equipada, moderna e com profissionais aptos para atender todos os pacientes que necessitam de atendimento psicossocial. No local atenderemos tanto as pessoas com problemas psiquiátricos, ou dependência química, quanto para a família destes pacientes, que sofrem muito com esta situação. Este recurso vindo da Senadora Soraya e do Deputado Tio Trutis, vem para que possamos estruturar melhor nosso atendimento da área”, finalizou o Prefeito, Marcos Calderan.

No próximo mês (agosto), o CAPS voltará a funcionar no prédio onde funcionou temporariamente a Central do Covid, na  Rua Francisco Marcondes n: 40, Vila do Prata.