31 JUL 2021
SAÚDE
Maracaju recebe emendas parlamentares para saúde, indicadas pela Senadora Soraya Thronicke.

Na ocasião a parlamentar prometeu ainda doar um aparelho de hemodiálise para o município

Na manhã deste sábado (30), a Senadora, Soraya Thronicke foi recebida em Maracaju pelo Prefeito, Marcos Calderan. A visita foi para a entrega simbólica de duas emendas, no valor total de R$ 3.305.500,00. Deste valor R$ 1.177.000,00 será destinado para custeios da saúde básica.

A parlamentar fez a entrega do valor num evento realizado na Câmara de Vereadores.
“Cada lugar de Mato Grosso do Sul eu tenho um pedaço do meu coração, Maracaju é o local da família do meu marido, e aqui eu tive a maior votação percentual, tenho muito carinho por essa cidade, por esta terra. E me comprometo a continuar me dedicando para cada vez trazer melhorias para o município”, disse a Senadora.

A Prefeitura de Maracaju se programa para uma retomada dos serviços de saúde, para o Prefeito Marcos Calderan, a emenda veio em boa hora. “Estamos retomando agora as cirurgias eletivas, que estavam suspensas por conta da pandemia da Covid-19. Não tenho dúvidas que esta emenda chega na hora certa. Este recurso será usado nas unidades de saúde, na estruturação das unidades, melhorias na estrutura, e até mesmo para a contratação de novos profissionais. Tudo para garantir que os nossos pacientes tenham um melhor atendimento na saúde do município”, disse o Prefeito, Marcos Calderan.

O Secretário de Saúde, Thiago Caminha afirma que o recurso fará a diferença no sistema de saúde. “Nós já temos um planejamento para que tenhamos melhorias efetivas na saúde de Maracaju, principalmente para tornar os diagnósticos mais rápidos e precisos. O valor será usado para custeios da saúde básica, nas unidades de saúde, melhorias em equipamentos, estruturação. Tudo que se faz na saúde demanda de recursos, esta emenda veio na hora certa. Agradeço a Senadora Soraya Thronicke, por investir na saúde de Maracaju”.

Na ocasião, a parlamentar se comprometeu a importar recursos para a implantação do serviço de hemodiálise em Maracaju. Soraya se comprometeu com a aquisição da cadeira de hemodiálise, e o Presidente da Câmara, Robert Ziemann, se compromete em devolver parte do duodécimo da Câmara de Vereadores, para ajudar o município no custeio da unidade. O serviço de hemodiálise é um anseio antigo da população, atualmente 22 pacientes de Maracaju fazem o tratamento de hemodiálise.

O evento respeitou todas as medidas de biossegurança, e contou com a presença de autoridades locais, vereadores e secretários.