13 AGO 2021
Inclusão: Semana da Educação Especial é encerrada com muita emoção e gratidão.
Inclusão: Semana da Educação Especial é encerrada com muita emoção e gratidão.

A noite desta quinta-feira (12) foi de muita emoção para os profissionais da educação e convidados, que participaram do encerramento da 1ª Semana dos Educando com Necessidades Especiais de Maracaju. A iniciativa tem como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da inclusão social. A semana procura ainda valorizar os profissionais da Educação especial que trabalham dentro e fora da sala de aula.

Na Rede Municipal de Ensino estudam cerca de 149 alunos com necessidades educacionais especiais. Estas crianças são atendidas em escolas regulares, e contam com a ajuda de profissionais de apoio dentro da classe, e também com o auxílio da sala de recurso multifuncional. Este ano estão ativadas 10 salas de recursos multifuncionais, o diferencial é que agora elas atendem os alunos em tempo integral, o que garante que as crianças sejam atendidas de acordo com a sua necessidade.

Uma das crianças atendidas pelo município é a estudante da Escola Educar para Crescer, Emanuelly dos Santos, de 05 anos. “Quando eu descobri que a Manu tinha autismo, eu acreditei que Deus estava no controle da minha vida, e hoje tudo que eu faço é pensando nela. Uma criança especial sente tudo o que a gente faz perto dela, e a Manu é muito feliz na escola. Eu agradeço de coração todos os profissionais de educação que atendem a minha filha, principalmente a Professora Karina, que mesmo quando não tinha aula se preocupava com a Manu.

Professores quando vocês abraçam os nossos filhos, vocês abraçam a nossa causa. Hoje a Manu consegue andar de bicicleta, ela consegue lidar com os coleguinhas, porque a primeira vez que ela foi pro CIEI, ela ficava no cantinho dela, e hoje com tanta ajuda profissional que ela recebeu, ela é muito desenvolvida. Agradeço todos os profissionais que trabalham em prol nas nossas crianças, continuem nesta jornada linda de vocês! Vocês são especiais de mais”, disse Eliete dos Santos, mãe da Manu.

A educação infantil é um direito constitucional de todas as crianças que vivem no Brasil.

“Meu filho, João Vicente, tem autismo, e hoje ele estuda na Escola Irma de Lima Matos. Eu ia tirar o Vicente da Escola Regular por um tempo, mas a Carol me estendeu a mão e disse que era direito dele estar na Escola. E a acolhida que ele teve na Escola foi espetacular, o carinho, a preocupação de cada professor fez a diferença na vida dele. Essas crianças especiais elas são puras, elas não veem maldade, onde elas são bem tratadas, elas ficam, e o Vicente adora ir pra escola. Meu filho é uma criança muito iluminada. Parabenizo a Secretaria de Educação que estão desempenhando um trabalho fantástico”, disse Cecílio Amarila, pai do João Vicente.

Na ocasião foram expostos trabalhos feitos pela artista plástica e atleta paralímpica, Ylka Maluf, que possui paralisia cerebral. Foram expostos ainda vários jogos confeccionados pelos professores da educação especial, e foi feita uma apresentação de dança retratando o tema. Para encerrar a primeira noite, a Psicóloga Josane Refler debateu sobre o assunto.

Estiveram presentes no evento o Prefeito, Marcos Calderan; Secretária de Educação, Carolina Ferreira; Secretária de Assistência Social, Dirlene Novaes; Secretário da Sedema, Agadir Mossmann; Diretor de Cultura, Rafael Fernandes; Presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann; Vereador, Rener Barbosa; Psiquiatra, Francisco Netto; dentre outras autoridades.