17 JAN 2022
SAÚDE
CAMPANHA JANEIRO BRANCO mobiliza profissionais da Saúde quanto à importância da atenção com à saúde mental
O mês de janeiro é dedicado à sensibilização quanto à importância da atenção à saúde mental e emocional.

A Campanha do Janeiro Branco ressalta o valor da vida e o cuidado com a mente, e ganha destaque no cronograma da Secretaria Municipal de Saúde que, mesmo diante das circunstâncias adversas em decorrência ao surto de Covid-19, continuou mobilizando seus profissionais para atuarem nas ações de sensibilização da campanha.

Algumas ações precisaram ser reprogramadas para os próximos meses a fim de manter as medidas de biossegurança diante dessa nova fase da pandemia da COVID-19.

A Campanha foi criada em 2014 no intuito de alertar a humanidade quanto à necessidade dos cuidados com a saúde mental e emocional, e mesmo já em sua nona edição, chegamos à 2022, após uma prolongada pandemia, com crises sanitárias, políticas, ecológicas e econômicas, com a veemente necessidade de estar em dia com a saúde mental, o Mundo necessita de Saúde Mental acima de tudo.

O Secretário de Saúde, Thiago Caminha, alerta que é urgente a criação de uma cultura para priorizar a saúde mental, que subsidie a elaboração de políticas públicas de atenção a esse aspecto.

“Não podemos menosprezar a importância que as emoções e o psiquismo humano desempenham na saúde dos sujeitos, que cada vez mais tem adoecido diante das intempéries de nossa sociedade e das formas de viver, além de uma pandemia de quase três anos da Covid-19, a saúde mental virou uma situação de emergência pública”, finaliza o Secretário de Saúde.

Para o Prefeito Marcos Calderan, os estudos científicos tem demonstrado que um dos desafios mais importantes para a humanidade nestes tempos que estamos vivendo é a valorização da saúde mental. E nesse aspecto destaca que a mobilização precisa ser geral: cidadãos, governantes, autoridades, instituições sociais precisam desenvolver estratégias públicas e privadas para proteger, fortalecer e cuidar da saúde mental de toda a sociedade.

Para o fortalecimento da Campanha, os psicólogos promoveram palestras de sensibilização nas unidades de saúde, que continuarão durante todo o mês de janeiro no intuito de avançar em sua declarada missão de orientar as pessoas em relação à tudo o que pode e deve ser colocado em prática frente à urgente necessidade de cuidar da mente, ter a sua vida como prioridade acima de tudo.