09 FEV 2022
Na ASSOMASUL, Prefeito Marcos Calderan participa de apresentação do Programa Nacional de Prestação de Serviço Civil Voluntário com Ministro do Trabalho e da Previdência Onyx Lorenzoni
Na manhã desta quarta-feira 09-02 o Prefeito Marcos Calderan e o Secretário de Governo e Relações Institucionais Frederico Felini prestigiaram o evento de apresentação do Programa do Governo Federal “Prestação de Serviço Voluntário” realizado na sede da ASSOMASUL – Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, contando com a presença de prefeitos e secretários de outros municípios.

O programa possibilita que o Poder Público faça contratações de pessoas de 18 á 29 anos, e acima de 50 anos de idade para trabalhar meio período, com uma renda de meio salário (600 reais), isso tudo por intermédio de Processo Seletivo com cargos em áreas que o município pré-definir, além de oferecer cursos de qualificação a cada 6 (seis) meses para esses trabalhadores, bem como, oportunidade esta, de trabalho no Poder Público Municipal, visando tornar-se em uma espécie de mola propulsora para a ascensão das pessoas participantes ao mercado de trabalho.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, trata-se de um programa importante, inclusive já há um modelo semelhante adotado por Maracaju, trata-se do “Bairro Feliz”, onde o município contrata pessoas para prestar serviços ao município, muitos deles, já assistidos por algum programa assistencial.

Estamos participando dessa reunião, visando conhecer essa oportunidade que poderemos levar para Maracaju, ainda nos reuniremos com os secretários e conselhos, visando verificar a real viabilidade deste programa. Parabenizo a ASSOMASUL, por mais este importante evento aos municípios, fazendo uma ponte direta entre o Governo Federal e o Governo Municipal.” Explicou Marcos Calderan.

Além da oportunidade de trabalho, os cursos serão oferecidos pelo Sistema S (como Senac, Senai e Sebrae), com prioridade para qualificação nas atividades econômicas mais importantes do município. Este também poderá oferecer outros tipos de cursos, em convênios com instituições de formação profissional.

Sobre o Serviço Civil Voluntário

O Serviço Civil Voluntário é um programa do Governo Federal, criado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, através da Secretaria do Trabalho, que abre espaço para que prefeituras contratem jovens (entre 18 e 29 anos) e pessoas acima de 50 anos em regime de meio turno, pagando uma bolsa (que deve observar o valor do salário-mínimo hora) e transporte (obrigatório), assegurando que o outro turno seja para a realização de curso de qualificação.

O programa terá duração até 31 de dezembro de 2022.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024