22 JUN 2022
SAÚDE
Com forte atuação e apoio a área, Conselho Municipal de Saúde tomou posse para gestão 2022/2025
Conselho Municipal de Saúde também aprovou “Moção de Agradecimento” a lideranças e órgãos do município pela reestruturação da Lei 1.016/1993.

O Conselho Municipal de Saúde empossou a nova gestão que atuará no período de 2022 a 2025, órgão de grande importância para a sociedade maracajuense e de composição plural e paritária entre Estado e Sociedade Civil, tendo sua natureza de forma especial deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução de políticas públicas setoriais, tratando-se especificamente de saúde, tem importante atuação no controle dos recursos, acompanhamento de verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde e repasses dos programas federais, participa de elaboração de metas da saúde, controla a execução de ações na saúde, entre outras.

Foram empossados para a nova gestão:

Representantes dos Gestores / Prestadores de Serviço:

- Conselheiros Titulares: Thiago Olegário Caminha (Gestor), Paulo César Chagas Ferreira (Prestador de Serviço – Associação Beneficente de Maracaju). - Conselheiros Suplentes: Rubya Machado Mendonça, Carla Mantovani Santa Cruz (Prestador de Serviço – Pró-Fisio).

Representantes dos Trabalhadores da Área de Saúde

- Conselheiros Titulares: Luciana Ferreira Vernéques, Mariane Kadige Sangalli.
- Conselheiros Suplentes: Mariluci Tomkelski, Aparecida Souza Nascimento.

Representantes dos Usuários do SUS:

- Conselheiros Titulares: Cibele Gonzaga da Silva Cruz (Igreja Sara Nossa Terra), Jorge Miguel Bagolin (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), Maria Antônia Conceição de Souza Kuendig (Pastoral da Criança), Sandra Mara Carvalho Brum Leite (Igreja Sara Nossa Terra).

- Conselheiros Suplentes: Claudete Bernardes Soares (Amafobras), Sandra Ortiz Merchiorre (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora), Arlan Aquino de Azambuja (Conselho de Pastores e Obreiros Evangélicos de Maracaju), Rosilene Gonzalez Barbosa (AMAPC – Associação Maracajuense de Apoio a Pacientes com Câncer – Amigos do João Neto.)

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan o trabalho do Conselho Municipal de Saúde é de grande importância para a evolução da saúde maracajuenses.

Certamente, saúde é uma das áreas mais importantes de qualquer gestão pública, por isso, contar com o trabalho voluntário e de extremo valor desses homens e mulheres de bem é fundamental para conseguirmos ampliar e melhorar os resultados na área. Temos um compromisso sólido com a comunidade de melhorar a saúde pública como um todo e este trabalho passa pelas mãos dos nossos conselheiros.” Explicou Marcos Calderan.

Na posse, foram reconhecidos os esforços do Prefeito Marcos Calderan, Câmara de Vereadores, através do Presidente Robert Ziemann, Departamento Jurídico da Prefeitura através do Procurador Jurídico Alessandre Vieira e ao Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha, através da entrega de uma Moção de Agradecimento, pelo esforço envolvendo os poderes Executivo e Legislativo, além do próprio conselho, na reestruturação e aprovação da Lei nº 1.016/1993, lei que trata da criação do Conselho Municipal de Saúde.

Sobre o Conselho Municipal de Saúde

O Conselho é um órgão deliberativo na formulação e execução da política municipal de saúde. Inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, nas estratégias e na promoção e controle social. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias, comissão executiva, comissões permanentes e temáticas.