23 JUN 2022
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde orienta sobre a atualização do protocolo de atendimento para pacientes com diabetes
Município segue recomendações do Ministério da Saúde para estabelecer critérios de distribuição gratuita de tiras de glicemia

A Coordenação de Assistência Farmacêutica, da Secretaria Municipal de Saúde, orienta aos pacientes portadores de diabetes sobre a atualização do Protocolo Municipal de Monitoramento da Glicemia Capilar. Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, a distribuição gratuita de tiras de glicemia seguirá as seguintes normativas, conforme orientação médica.

Os Aparelhos Glicosímetros, Lancetas e Tiras de Glicemia serão disponibilizados aos usuários do SUS residentes em Maracaju, portadores de diabetes mellitus com cadastro no Sistema Cartão Nacional de Saúde em acompanhamento médico regular conforme estabelecido em protocolo;

As demandas que deverão seguir pedido do médico endocrinologista são para pacientes portadores de diabetes Tipo 2 sem insulinoterapia, pacientes portadores de diabetes Tipo 1 ou Tipo 2 com contagem de carboidratos e para pacientes portadores de diabetes gestacional.

Essa solicitação deverá ser realizada pelos médicos da Rede Municipal de Saúde ou particular, porém no formato padronizado pelo Município de Maracaju fornecido pela CAF; A renovação do formulário deverá ser realizada a cada seis meses.
A tabela a seguir exemplifica essa orientação:

TIPO DE DIABETES + TERAPIA FREQUÊNCIA QUANTIDADE DE
TIRAS/ MÊS
Tipo 2 - Sem insulinoterapia 2 x na semana * 8 tiras
Tipo 1 e 2 - Com insulinoterapia Conforme orientação médica 50 tiras
Tipo 1 ou tipo 2 com insulina basal + insulina de ação rápida (Realizando contagem de carboidratos) Conforme orientação médica * Até 200 tiras
Diabetes gestacional Conforme orientação médica * Até 200 tiras

(*) solicitação do médico Endocrinologista