13 JUL 2022
Prefeitura de Maracaju passa a oferecer inserção de DIU de graça pelo SUS
Ação faz parte do Programa de Planejamento Familiar, direito garantido pela Constituição Federal do Brasil.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a comunidade sobre o oferecimento de DIU pelo SUS – Sistema Único de Saúde para as mulheres, esta ação faz parte das políticas públicas de planejamento familiar oferecidas pelo Município.

O planejamento familiar é um direito garantido pela Constituição Federal Brasileira e garante que as mulheres possam escolher entre diferentes métodos contraceptivos para impedir uma gravidez não planejada. Assim, o município de Maracaju oferece diversos tipos de anticoncepcionais pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o Secretário de Saúde, Thiago Caminha, trata-se de ação primordial para o cuidado com as mulheres no campo do Planejamento Familiar.

Nosso município oferece métodos contraceptivos adequados para todas as mulheres. O DIU é um exemplo deles. Assim, após uma cuidadosa avaliação multidisciplinar, as mulheres serão orientadas para o uso correto e poderão optar por esta alternativa de forma saudável.” Destacou o Secretário.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO?

A colocação do DIU é bastante simples, realizada no Centro de Especialidades Médicas e, pode ser usado por praticamente toda mulher, após avaliação médica. O DIU pode ser colocado desde a adolescência até a menopausa e não possui grandes efeitos colaterais.

Para as mulheres que tiverem interesse em saber mais informações podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

O DIU É SEGURO?

O DIU tem uma taxa de eficácia de 99,2% e não causa infertilidade, ou seja, a mulher volta a poder engravidar imediatamente após a retirada do dispositivo. Vale lembrar que o DIU não dispensa o uso do preservativo, pois ele não previne contra infecções transmitidas sexualmente e se faz necessário acompanhamento anual para controle e manutenção.

A Coordenadora do Planejamento Familiar Enfª Fernanda Pieri, informa que “o DIU é um dos métodos contraceptivos mais eficientes e possui uma durabilidade de até dez anos, trazendo uma garantia de amplo acesso ao planejamento familiar, possibilitando mais autonomia na decisão do melhor momento de ter um filho, consequentemente, reduzindo os indicadores de gravidez não planejada, abortos e, consequentemente, mortalidade materna.”