18 JUL 2022
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju participa do XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde em Campo Grande
Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde ocorreu em Campo Grande / MS durante os dias de 12 a 15 de julho.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, participou entre os dias 12 a 15 de julho do XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, evento este organizado pela CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) realizado em Campo Grande, capital do estado.

Nos dias 12 e 13 de julho ocorreu a 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS” que consistiu na apresentação de mais de 350 (Trezentos e cinquenta) experiências exitosas de impacto para o SUS em todo o Brasil, promovendo o encontro, a troca de experiências e o aprendizado entre os trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal.

Para a Coordenadora da Atenção Primária, Enfermeira Rubya Machado Mendonça, “participar desse evento foi muito importante para o fortalecimento das ações e serviços da Saúde Pública no município de Maracaju.”

Na noite do dia 13-07, ocorreu a abertura do XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, contando com a presença do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja.

Durante os dias 14 e 15 de julho, ocorreram mesas de debates com assuntos de grande importância para a gestão municipal do SUS, como: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha, “a participação neste Congresso foi de extrema valia, uma vez que assuntos relevantes da gestão pública em saúde foram tratados nas mesas de discussão, além da rica troca de experiências que tivemos durante todo o evento.”

Sobre o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

O Congresso do Conasems se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil. Em 2022, em sua XXXVI edição, o Congresso aconteceu em Campo Grande nos os dias 12 e 15 de julho. O encontro contou com ampla programação e reuniu gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país.

A programação contou com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.