22 JUL 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em grande evento, Prefeitura de Maracaju lança e apresenta 1º Boletim de Vigilância Socioassistencial e presta contas dos trabalhos da Assistência Social
Na noite de quinta-feira 21-07, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Assistência Social lançou o “1º Boletim de Vigilância Socioassistencial” objetivando prestar contas do trabalho desempenhado pela pasta nos últimos meses.

Na ocasião, cada departamento prestou contas em números e fotos do trabalho desempenhado, especialmente nos meses de Maio e Junho, mas também de todo o primeiro semestre, sempre preservando a imagem dos assistidos, focando na questão de vulnerabilidade e situação de cada família ou pessoa assistida.

Nosso objetivo é realizar esta prestação de contas de forma constante, agora com esse setor específico para este trabalho, traremos mais transparência tanto ao cidadão, quanto aos órgãos de fiscalização. Aproveito a oportunidade para agradecer a cada colaborador da Assistência Social, trata-se de um trabalho impossível de realizar sozinho, temos pessoas de confiança, técnicas e acima de tudo que ‘gostam de pessoas’, certamente, tudo isso faz o trabalho acontecer de maneira melhor e mais carinhosa com nossos assistidos.” Explicou Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social.

Apresentaram seus relatórios os departamentos de Proteção Básica, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Mirim e Ação Jovem, Conviver (que conta com 250 idosos, realizando atividades de Ginástica, Dança de Salão, Jogo de Truco, Jogo de Dominó e Vôlei Adaptado), Programa de Segurança Alimentar (somente em Junho atendendo 600 famílias), Projeto Bairro Feliz, Proteção Social de Média Complexidade, Organização da Rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Acolhimento Casa do Migrante, Espaço Vida, Lar do Idoso, Acolhimento na Residência Inclusiva e Visitas Domiciliares), Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Conselho Tutelar.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan este é um trabalho importante, presta contas a comunidade e demonstra a grandiosidade dos números de Maracaju na Assistência Social.

Há alguns dias prestigiamos a Prestação de Contas da Saúde, agora da Assistência Social, observamos com alegria que estamos trabalhando muito e atendendo bem a nossa gente, naturalmente sempre há o que melhorar, certamente nossas equipes sabem e trabalham para isso. Quero parabenizar a Leiza e toda sua equipe, temos uma Assistência Social forte, ativa e atenta as demandas daqueles que mais precisam.” Explicou Marcos Calderan.

O prefeito também afirmou que observa atentamente os números e reforça o compromisso de investir mais em áreas sensíveis da comunidade, especialmente aqueles que mais precisam, fixando o compromisso de que em sua gestão “ninguém fica para trás”.

Prestigiaram o evento o Prefeito Marcos Calderan, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Chefe de Gabinete Cléo Wosniak, Vereadores Rener Barbosa e Nenê da Vista Alegre, além de diretores, coordenadores e colaboradores dos diversos departamentos vinculados a Secretária de Assistência Social.

Sobre a Vigilância Sociaassistencial

A Vigilância Socioassistencial, é uma área vinculada à Gestão do SUAS, que tem como responsabilidade precípua a produção, sistematização e análise de informações territorializados sobre as situações de riscos e vulnerabilidades que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede Socioassistencial

Realizar a análise da adequação entre as necessidades da população e a oferta dos serviços, vistos na perspectiva do território. Esta visão de totalidade, integrando necessidades e ofertas, permite traçar melhores ações e estratégias para prevenção e para redução de agravos, contribuindo para o planejamento, gestão e execução da Política de Assistência Social e dos serviços, objetivando sempre o fortalecimento da função de Proteção Social do SUAS.