26 JUL 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Maracaju traz “Ônibus Lilás” para Reforçar atendimentos para mulheres em Maracaju
Ação faz parte da iniciativa do Poder Público Municipal em apoiar as iniciativas do “Agosto Lilás”.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Assistência Social traz o “Ônibus Lilás”, iniciativa para reforçar as ações do “Agosto Lilás”, instituído pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e tem o objetivo de intensificar a divulgação e orientação à respeito da Lei Maria da Penha, sensibilizando e conscientizando a sociedade sobre o fim da violência contra a mulher.

Durante cerca de 45 dias o “Ônibus Lilás” estará em pontos estratégicos da cidade, além de atuar também em Vista Alegre, Quilombo São Miguel e assentamentos, todos os locais de atendimento serão divulgados previamente através das redes sociais e site do município, objetivando atingir o maior número de pessoas interessadas.

Esse Ônibus Lilás veio especialmente para nossas ações do Agosto Lilás, objetivando acima de tudo orientar e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Temos um forte trabalho do CREAS nesta ação, mas também envolvendo a Coordenadoria da Mulher e todos os departamentos necessários da nossa Secretaria de Assistência Social, precisamos do apoio de toda a comunidade, objetivando dar fim a este mal que é a violência contra a mulher.” Explicou Leiza Karen Barbosa, Secretária de Assistência Social.

O “Ônibus Lilás” atuará na divulgação dos mais diversos tipos de violência contra a mulher, afinal não é considerada violência apenas a física em si, englobando também a violência psicológica, patrimonial, moral e sexual.

Há outra preocupação que também será fortemente trabalhada durante o Agosto Lilás devido à crise sanitária que o mundo ainda atravessa, ampliou-se a tensão de mulheres que são vítimas de agressão e ainda não denunciaram, neste período, com a presença constante do marido/agressor na residência, bem como a iminente crise econômica, sobrecarga de atividades domésticas, cuidados com filhos, tratando-se de fatores que podem deixar as mulheres mais vulneráveis à violência de seus parceiros, limitando-as a denunciar e pedidos de ajuda.

Temos ampliado, cada vez mais, atendimentos às mulheres vítimas dos mais diversos tipos de agressões, lamentamos muito que isso continue ocorrendo e focamos em atendimentos criteriosos com psicólogos, advogados e assistentes sociais, objetivando encorajar a mulher a denunciar e sair deste círculo de violência, sabemos que não é fácil, mas notamos que a ampliação das denúncias, representam este encorajamento o qual estamos trabalhando, através da capacitação técnica, projetando independência financeira, além de todo o suporte necessário. Além deste ônibus destinado para atendimentos, tivemos o retorno da Delegada de Polícia Civil Dra. Gláucia que será mais uma parceira neste enfrentamento à violência contra a mulher, somando forças ao PROMUSE e tantas outras ações lideradas pela Assistência Social, CREAS e Coordenadoria da Mulher.” Explicou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

As ações do “Ônibus Lilás” foi lançada oficialmente em cerimônia em frente a Prefeitura de Maracaju nesta terça-feira 26-07, contando com a presença do Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretaria de Políticas Públicas do Estado Rosana Leal, Secretaria Adjunta da SECIC Katia Motti, Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Chefe de Gabinete Cleo Wosniak, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara, Vereadores Rener Barbosa, Gustavo Duó, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e o Comandante da Polícia Militar Cleder Pereira da Silva.