03 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Maracaju recebe “Selo Prefeitura Amiga da Mulher” com a criação do “Projeto Bairro Feliz”
Projeto contrata beneficiários de programas sociais, especialmente mulheres para atuação na limpeza do bairro onde residem de forma remunerada.

Na última segunda-feira 01-08, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Assistência Social, foi reconhecida pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres com o Selo Prefeitura “Amiga da Mulher” devido a criação e atuação do Projeto Bairro Feliz, pioneiro e bem-sucedido no município.

O “Bairro Feliz” visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza.

Presente no evento a Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa relatou que além do Bairro Feliz, vinculado a Assistência Social, Maracaju conta com um forte apoio psicológico e assistencial às mulheres que são vítimas de violência doméstica.

Graças ao apoio do Prefeito Marcos Calderan e a Primeira-Dama Meire Calderan, nossa madrinha e sempre dedicada a causa da mulher, ampliamos os atendimentos, suporte e apoio às mulheres, contamos atualmente com Assistente Social, Psicóloga e uma sólida parceria com CREAS, CRAS, Coordenadoria da Mulher, FAC e a Polícia Militar, através do Promuse, unindo assim diversos segmentos em prol a defesa da mulher.” Explicou Leiza Karen Barbosa.

Leiza ainda relatou o empenho da administração municipal em trazer cursos de capacitação, através do FAC – Fundo de Apoio a Comunidade, Assistência Social e parceiros, visando gerar empoderamento e independência financeira as mulheres, facilitando assim a saída do círculo de violência.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan o reconhecimento é de grande importância em sua gestão, afinal o Projeto Bairro Feliz foi um sonho de toda a equipe da administração municipal e que se tornou realidade, beneficiando a inúmeras famílias e já estando presente em diversos bairros da cidade.

Quero agradecer a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres pelo reconhecimento e dizer que o Programa Bairro Feliz é amplo e visa beneficiar as famílias vulneráveis de Maracaju, contratando integrantes da família que já são assistidos por algum projeto assistencial, agregando renda e possibilitando que prestem, dentro da lei, serviços de limpeza urbana ao município, mais do que isso, por serem do bairro, dialogam com vizinhos sobre a importância dos cuidados com quintais e frente de residências, beneficiando a todos.” Explicou Marcos Calderan.

Participaram da entrega do selo e também do lançamento da Campanha Estadual “Agosto Lilás” o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Coordenadora do CREAS Ranilu Castro Eberhardt, Coordenadora do CRAS Diana Freitas, além de integrantes do CRAS, CREAS e Assistência Social.

SOBRE O SELO PREFEITURA AMIGA DA MULHER

Instituído pelo decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018.

Seleciona Prefeituras Municipais que possuam organismo de política para mulheres em sua estrutura administrativa e que desenvolvam boas práticas e iniciativas inovadoras, nas áreas de enfrentamento à violência e de incentivo ao empreendedorismo feminino.

SOBRE O PROJETO BAIRRO FELIZ

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa “Bairro Feliz” engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.

O Bairro Feliz também é responsável por atender ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento a situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.