05 AGO 2022
Prefeitura de Maracaju informa Calendário de Vacinação Antirrábica 2022
Objetivo da campanha é imunizar a maior quantidade possível de animais e Secretário de Saúde convoca comunidade a ficar atenta ao calendário.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, informa o Calendário de Vacinação Antirrábica 2022 que terá um atendimento especial tanto para o Perímetro Urbano, quanto para o Rural, contando com ações no Distrito de Vista Alegre, Assentamentos, Quilombo e Aldeia.

raiva é uma infecção viral aguda que pode ser contraída por animais e humanos através da saliva de outros animais infectados. Além de ser uma doença incurável em cães e gatos, e que pode ser transmitida para os seres humanos, quando transmitido, o vírus ataca o sistema nervoso central, causando inflamação no cérebro que pode evoluir de forma bem rápida, atingindo de forma agressiva e fatal. Só há uma forma de prevenção: através da vacinação antirrábica.

Convocamos a todos a conferirem a rota de vacinação antirrábica deste ano e se programarem, levando seu cachorro ou gato para a vacinação, lembrando que quando o animal é bravo ou de porte maior é importante levar o mesmo com a focinheira, bem como, gatos em gaiolas, evitando assim problemas de fuga ou ferimentos.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

A vacinação é gratuita e a população pode aproveitar o ponto mais próximo de sua casa.

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 3 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Em gatos, a administração deve ser feita uma semana após a terceira dose da vacina quíntupla e o reforço deve ser também anualmente.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO
Mês de Agosto

Vacinação Zona Rural:
- 08/08/2022 – Acampamento Cachoeira;
- 09 e 10/08/2022 – Aldeia Sucuri’Y;
- 15/08/2022 – Quilombo São Miguel;
- 16, 17 e 18/08/2022 – Assentamento Santa Guilhermina;
- 22, 23 e 24/08/2022 – Assentamento Valinhos.

Mês de Setembro

-  Segunda a Sexta-feira (até o dia 30 de Setembro) – 07:30h às 10:30h na Unidade de Vigilância de Zoonose, localizado na Rua Rui Barbosa 281, Vila do Prata.

- 03/09/2022 (sábado) – Distrito de Vista Alegre – Ação com pontos volantes com o objetivo de imunizar o maior número de animais no menor tempo possível e com participação da equipe de Agente de Endemias.

- 28/09/2022 (quarta-feira) – Dia Mundial contra a Raiva. Acontecerá o Dia D com vacinação na Praça Central (Av João Pedro Fernandes) pela manhã (07:30h às 10:30h), e no CEPE Simão Rocha (Nestor Muzzi) pela tarde (13:30 às 16:30h).

10/09/2022 – Sábado / Manhã (Ponto Fixo) / 07:30h às 10:30h
1. Ema Rigo – CEPE;
2. Egídio Ribeiro – CEPE;
3. Vila Margarida – Escola Educar para Crescer (Rua Quintino Bocaiúva);
4. Conjunto Ivan Loureiro – Colégio Pereira da Rosa.

10/09/2022 – Sábado / tarde (Ponto Fixo) / 13:30h às 16:30h
1. Vila Margarida – Biquinha (ao lado da Sorveteria Cremosa);
2. Vila do Prata – Unidade de Vigilância de Zoonose (Rua Rui Barbosa, 281);
3. Bairro Paraguai – Antiga Rodoviária (Rua Benjamin Constant);
4. Vila Moreninha – em frente a Chácara Bela Vista (Rua Padre Pedro Alves Ferreira).

17/09/2022 – Sábado / manhã (Ponto Fixo) / 07:30h às 10:30h
1. Alto Maracaju – Associação de Moradores;
2. San Raphael e Jardim dom Bosco – UEMS (Avenida Mário Correa);
3. Bairro José Brejão – Praça José Brejão (Rua Arlindo Olegário de Lima esquina com Rua Aquidauana);
4. Cambaraí – em frente ao Mercado Santinon (Rua Antônio de Souza Marcondes).

17/09/2022 – Sábado / Tarde (Ponto Fixo) / 13:30h às 16:30h
1. Bairro Cambaraí – CEPE
2. Centro – Canteiro da Avenida João Pedro Fernandes esquina com Rua Comandante Camisão;
3. Loteamento Porto Belo – Associação Comunitária Viva e Vida (Rua Ipanema);
4. Bairro Jardim Guanabara – CEPE

24/09/2022 – Sábado / manhã (Ponto Fixo) / 07:30h às 10:30h
1. Conjunto Geazzone – Igreja Filadélfia;
2. Vila Juquita – Centro Cultural;
3. Vila Juquita – Escola Lima de Figueiredo;
4. Vila Juquita – em frente ao Bazar Estrelinha do Oriente (Rua Dr Hilário, 3001);
5. Vila Adrien – CEPE Simão Rocha (Rua Vacaria).

24/09/2022 – Sábado / Tarde (Ponto Fixo) / 13:30h às 16:30h
1. Olídia Rocha – ESF Olídia Rocha;
2. Ilha Bela – em frente antiga Conveniência Fernandes (Rua Nestor Muzzi);
3. Vila Juquita – Parque Ecológico;
4. Vila Juquita – em frente a Viko Motos (Rua Zebulândia);
5. Fortaleza – em frente ao antigo Açougue Guerreiro (Rua Heitor Penajo de Souza).