31 AGO 2022
COORDENADORIA DA MULHER
FAC
GOVERNO
Em ação conjunta com reunião do “Mais Social”, Prefeitura de Maracaju realiza encerramento do Agosto Lilás
Diálogo com mulheres beneficiadas pelo Programa do Governo do Estado marcou encerramento das ações no município.

Na manhã desta quarta-feira 31-08, ocorreu a primeira reunião socioeducativa, pós pandemia, com os beneficiários do Programa Mais Social do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de forma conjunta, também ocorreu o evento de encerramento das ações do “Agosto Lilás” no município.

Durante a reunião, foram abordados diversos assuntos pertinentes ao programa social, critérios e compromisso das famílias em relação à participação do projeto, bem como, foram esclarecidos direitos das mulheres em casos de violência doméstica, cumprindo assim o fechamento do Agosto Lilás na cidade.

Segundo Meire Calderan, Primeira-Dama de Maracaju, atualmente a parceria com o Governo do Estado possibilitou uma ampla rede de proteção as mulheres, através dos órgãos municipais, Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS e Coordenadoria da Mulher, somando forças aos programas estaduais como PROMUSE, Sala Lilás, Ônibus Lilás que esteve de forma especial neste mês no município, além do retorno de uma Delegada Mulher, atualmente titular da Polícia Civil, Dra. Gláucia Valério.

São tantas iniciativas que estão fortalecendo nosso trabalho de proteção as mulheres, infelizmente o índice ainda é expressivo, entretanto, isso demonstra a necessidade de participação de toda a sociedade nesta causa, afinal, lugar de mulher é onde ela quiser e devemos continuar esta rede de proteção, visando extinguir essa prática violenta contra as mulheres existente na sociedade.” Explicou Meire Calderan.

As ações de esclarecimentos ocorreram durante todo o mês alcançando todos os bairros, além de escolas, Unidades Básicas de Saúde, Hospital de Maracaju, Vista Alegre, Quilombo e Assentamentos, entretanto, segue nos demais meses do ano, através do trabalho da Coordenadoria da Mulher.

De acordo com Coordenadora do Programa Mais Social de Maracaju, Letícia Nogueira Chamorro essa reunião do “Mais Social” é a primeira presencial após a pandemia e veio em uma data importante, afinal foi possível em parceria com a Prefeitura aliar aos esclarecimentos do Agosto Lilás.

É importante este esclarecimento e essa união estado e município, possibilitando com que as coisas aconteçam de uma melhor maneira, falamos sobre os regramentos do programa ‘Mais Social’ que já atende mais de 830 famílias em nossa cidade, sempre avaliadas e selecionadas com base em sua renda e questões ligadas a vulnerabilidade social, por isso, levar informações sobre violência doméstica é fundamental para que essas mães e filhas, tenham conhecimentos sobre seus direitos em caso de qualquer tipo de violência.” Explicou Letícia.

O Programa Mais Social beneficia pessoas com renda familiar mensal per capita inferior e meio salário mínimo, atualmente cerca de 90 mil famílias recebem o benefício em todo o estado.

De acordo com Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju esta iniciativa é extremamente positiva, afinal foi possível passar informações a uma grande quantidade de pessoas, atendendo assim o objetivo da campanha Agosto Lilás.

Em briga de marido e mulher, metemos a colher sim! Maracaju conta com uma ampla rede de proteção a mulher, integrada a Assistência Social, contando com CRAS, CREAS, Coordenadoria da Mulher e a parceria do Governo do Estado nos possibilita o PROMUSE, Sala Lilás e uma Delegada Mulher, além do "Ônibus Lilás" que visitou todo o município. Não podemos mais tolerar a violência contra a mulher, por isso, vigiar e cuidar delas faz parte da obrigação de todos.” Afirmou Marcos Calderan.

Participaram do evento o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho Elisa Cleia Pinheiro Nobre, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Vilmar da Era do Gelo, Joãozinho Rocha e Oseias Enfermeiro, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretária de Educação Rosana Borges de Vasconcelos, Secretária de Governo e Chefe de Gabinete Cléo Wosniak, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara, Subsecretária de Políticas Públicas do MS Rosana Leal, Coordenadora do Programa Mais Social de Maracaju Letícia Nogueira Chamorro, Comandante da Polícia Militar de Maracaju Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva, Delegada da Polícia Civil Gláucia Valério, Coordenadora Política do Governo do Estado Giovana Corrêa, Integrantes do Mais Social de Maracaju Dirlene Novais e Vera Lia, Presidente do SINTREMA Ludemar Sollis Azambuja, Gerente do Sindicato Rural Cláudia Nogueira, Presidente do Hospital de Maracaju Teliane Alves Bisognin, além das convidadas especiais Mônica Riedel e Luciana Azambuja.

31/08/2022
Encerramento Campanha Agosto Lilás 2022