11 AGO 2023
FAC
Com grande evento, Prefeitura de Maracaju realiza abertura oficial do “Agosto Lilás”.
Evento contou com representantes da segurança pública, Poder Judiciário, Ator Raul Gazolla, além da rede de assistência às mulheres vítimas de violência do município.

Um grande evento realizado na tarde desta quarta-feira 09-08 marcou a abertura oficial dos trabalhos do Agosto Lilás em Maracaju.
Assim como em outros municípios, a campanha “Agosto Lilás”, visa a conscientização da sociedade como um todo sobre o necessário fim da violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 07 de Agosto de 2006), em 2023, completa 17 anos. As ações da campanha Agosto Lilás são realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, por meio de seus órgãos e departamentos vinculados, tais como CREAS – Centro de Referência em Assistência Social, Coordenadoria da Mulher, contando ainda com a parceria e participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Sala Lilás, todas as ações, desenvolvidas ao longo do ano, são reforçadas neste período, visando justamente promover a conscientização para a necessidade de enfrentamento sobre as diversas formas de violência contra a mulher.

Na ocasião, ocorreram falas de autoridades, todas demonstrando o forte apoio à causa, tais como do Promotor de Justiça, Dr. Paulo Leonardo de Faria, Promotora de Justiça de Campo Grande, Dra. Lívia Carla Bariani, além da Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Jamaika do Carmo, sendo que esta relatou as ações desenvolvidas pela gestão municipal no enfrentamento a violência doméstica, tais como: disponibilização de todo o apoio psicológico e jurídico as vítimas, bem como, oportunização de cursos de capacitação, visando promover a independência financeira das mulheres, sendo esta última, tendo como alvo, todas as mulheres da sociedade, sejam elas, neste momento, vítimas ou não.

Além disso, falaram ao grande público presente no plenário da Câmara de Vereadores, Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane Santana, Deputada Estadual, Mara Caseiro, Delegada Titular da Polícia Civil, Dra. Gláucia Valério e a Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa.

Como presença ilustre, Ator Raul Gazolla fez o uso da palavra para contar sua experiência de vida, bem como, ressaltou o quanto o fato da violência doméstica afeta a vida não apenas da vítima, mas de todos que a rodeiam, Raul era casado com Daniela Perez, atriz e filha da consagrada autora de novela Gloria Peres, Daniela foi assassinada pelo também ator, Guilherme de Pádua, seu colega de novela “De Corpo e Alma”, escrita pela mãe da atriz.

O crime ocorrido há 30 anos, ainda causa ampla comoção nas pessoas, pela natureza grave, atualmente, Raul Gazolla viaja o país, relatando a história, utilizando o drama vivenciado como exemplo do quanto o mal da violência contra a mulher, prejudica a sociedade brasileira.

A Primeira-Dama, Meire Calderan, também fez o uso da palavra, afirmando que em Maracaju a violência não deve imperar, conclamando ainda, toda a sociedade a participar, denunciando e levando as autoridades, casos de violência ocultos, os quais prejudicam a mulher, filhos e a família como um todo.

AUTORIDADES PRESENTES
Participaram do evento, Marcos Calderan (Prefeito de Maracaju), Meire Calderan (Primeira-Dama), Mônica Riedel (Primeira-Dama do MS), Leiza Karen Barbosa (Secretária de Assistência Social), Agadir Mossmann (Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Thiago Caminha (Secretário de Saúde), Rafael Fernandes Jara (Secretário de Cultura), Cléo Wosniak (Secretária de Governo), Robert Ziemann (Presidente da Câmara), Débora Alves (Presidente do Conselho da Mulher), Dra. Fernanda Amarilio Gomes Balbuena (Presidente do Conselho das Comunidades), Wesley Kossa (Gerente do Sicredi Pantanal), Luiz Cunha (Presidente da ASSEMA), Valdir Serafini Jr. (Presidente do Rotary Club), Dr. Paulo Leonardo de Faria (Promotor de Justiça), Claudia Nogueira (Gerente do Sindicato Rural de Maracaju), Neidy Nunes Barbosa (Coronel da PMMS), Francis Jaqueline da Rocha (Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Rio Brilhante), Mara Rubia Rodrigues (Presidente do SISPMMA), Ludemar Solis Azambuja (Presidente do Sintrema), além de empresários (as), integrantes da sociedade civil e visitantes.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação