05 SET 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju realiza ações do Programa Crescer Saudável em escolas municipais

Programa realiza avaliação do estado nutricional, oferta atividades coletivas de alimentação adequada e saudável, entre outros fatores ligados a alimentação.

Nesta semana está ocorrendo nas escolas municipais a 2º e 3º metas do Programa “Crescer Saudável” que consiste em um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do Programa Saúde na Escola, com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

Trata-se de um programa fundamental e que beneficia a nossa gente, afinal por intermédio deste programa conseguimos prevenir e tratar enfermidades ligadas a má ou inadequada alimentação como obesidade, por exemplo. O Programa Crescer Saudável em Maracaju segue as diretrizes do Ministério da Saúde.” Afirmou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

As metas do Crescer Saudável:

1 -) Avaliação do estado nutricional, através da coleta de antropometria (peso e altura) das crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ação já realizada no primeiro semestre nos alunos matriculados;

2 -) Ofertar atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e de promoção de práticas corporais e atividades físicas para as crianças matriculadas nas escolas participantes do PSE;

3 -) Avaliar os marcadores de consumo alimentar das crianças menores de 10 anos matriculadas nas escolas participantes do PSE.

O programa objetiva ainda conhecer o padrão de consumo alimentar, tanto individual quanto coletivo, é essencial para orientar as ações de atenção integral à saúde e, principalmente, promover a melhoria do perfil alimentar e nutricional da população. Estes formulários possibilitam a identificação de práticas alimentares saudáveis e não saudáveis e, principalmente, viabilizam a realização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) por todo profissional da saúde, independentemente de sua formação.