22 SET 2022
SAÚDE
Secretaria de Saúde esclarece dúvidas sobre o vírus Monkeypox (Varíola dos Macacos)
Doença é popularmente conhecida como “Varíola dos Macacos”, entretanto, animais são tão vítimas, quanto os seres humanos desta enfermidade.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo sanar dúvidas sobre o vírus monkeypox, conhecido popularmente como “Varíola dos Macacos”.

A Varíola dos macacos é uma zoonose causada pelo vírus monkeypox, do gênero orthopoxvirus, pertencente à família poxviridae.

A transmissão da varíola pode ser por contato direto ou indireto com sangue, fluidos corporais, lesões na pele ou mucosas de animais infectados. Outra forma de transmissão é através do contato com um indivíduo infectado, podendo acontecer por contato próximo com secreção das vias respiratórias ou lesões na pele, ou com objetos contaminados com fluidos do paciente ou materiais da lesão.

Importante salientar que sentir quaisquer desses sintomas indicados, deve de forma emergencial procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.” Esclareceu o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha.

Sintomas da infecção:

- Erupção cutânea ou lesões na pele
- Linfonodos inchados (ínguas)
- Febre
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
-Calafrio
-Fraqueza
Ainda não há tratamento específico para a infecção causada pelo vírus da varíola dos macacos, se sentir algum desses sintomas mencionados acima procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS).