22 SET 2022
DESENVOLVIMENTO
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e pequenos produtores de Maracaju participam da 4º TECNOFAM
Evento trata-se da maior feira de tecnologias e conhecimento para a Agricultura Familiar do país.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, participou juntamente de uma caravana com cerca de 40 produtores da Agricultura Familiar de Maracaju, prestigiando a 4ª Edição da TECNOFAM que aconteceu no parque de exposições de Dourados, evento esse organizado pela EMBRAPA.

O evento tem como objetivo oportunizar aos agricultores familiares o contato com soluções tecnológicas, com enfoque na sustentabilidade da produção agropecuária, apresentando alternativas tecnológicas e arranjos de sistemas de produção, assim como maquinários, implementos e equipamentos voltados para a agricultura familiar, e ao mesmo tempo promover a troca de experiências e conhecimentos a partir de diferentes dinâmicas em transferência de tecnologias (estações a campo, oficinas, mostras e feira de produtos).

Segundo Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento, foi muito importante participar da TECNOFAM, e levar a equipe técnica da SEDEMA e 40 produtores, para ter acesso as inovações e tecnologias disponíveis para a agricultura familiar, segmento de suma importância para o desenvolvimento da nossa região.

Queremos agradecer a oportunidade concedida pelo nosso Prefeito Marcos Calderan a nossa equipe e também a esses 40 pequenos produtores de nossa cidade de conhecer e participar deste evento, tivemos a oportunidade de conhecer inúmeras tecnologias em favor da geração de renda, aumento de produtividade e qualidade na vida do campo.” Destacou Agadir Mossmann.

Sobre o evento

A Tecnofam é um evento bianual. Porém, essa 4ª edição que seria realizada em abril de 2020 teve que ser adiada devido a pandemia do coronavírus (COVID-19) e aconteceu agora em setembro de 2022. A 3ª edição do evento aconteceu de 17 a 19 de abril de 2018 e contou com a presença de mais de 2800 participantes, vindos de 11 estados brasileiros e 101 municípios, sendo 68 deles de Mato Grosso do Sul.

A 2ª edição foi realizada de 11 a 13 de maio de 2016. Naquela edição, o evento teve seu público ampliado para além dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul.

A 1ª edição aconteceu de 3 a 5 de junho de 2014, inspirada pelas comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar. Naquela oportunidade, o evento mostrou que seria possível realizar uma ação integrativa que contribua para a construção de novos conhecimentos a partir de tecnologias já validadas.