29 SET 2022
DESENVOLVIMENTO
Prefeitura de Maracaju adere ao Programa Mais Pecuária Brasil para melhoramento genético de gado de leite e de corte no município
Iniciativa visa apoiar os pequenos e médios produtores que já contam com assistência técnica nas áreas agronômica e veterinária no município, especialmente assentamentos, aldeia e pequenas propriedades.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente participou de uma reunião que marcou o lançamento do Programa Pecuária Mais Brasil, quando também ocorreu a Assinatura do Acordo Técnico entre a Prefeitura de Maracaju e a CONAFER - Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil.

O acordo de cooperação técnica tem por objetivo a integração de esforços entre as partes para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil no município de Maracaju como forma de aprimoramento das ações que proporcionem o Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro e de Corte do Município.

Acordo que terá vigência de 12 meses, podendo ser aditivado ao final do prazo atingindo um total de 48 meses, serão disponibilizados em média 100 protocolos de IATF aos pequenos produtores a cada 45 dias, totalizando no máximo 600 prenhezes por ano ao município.

O acordo técnico é de suma importância pra atender nossos pequenos produtores, atualmente temos uma média de 540 famílias cadastradas que estão sendo atendidas pelas equipes de extensão rural e recebendo assistência técnica agronômica e veterinária do corpo técnico do município, com esse projeto podemos também auxiliar os produtores que não tem acesso aos programas de melhoramento, visando aumentar a renda das famílias e aumentar a produção com animais de qualidade e alta produtividade.” Conforme afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann.

Participaram do lançamento o Prefeito Marcos Calderan, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Coordenador das Equipes Médico Veterinário Dr. Rodrigo Olegário, Responsável Técnico que irá acompanhar o projeto Engenheiro Agrônomo Alexandre Dias e demais técnicos da secretaria.

Sobre o Programa Pecuária Mais Brasil

O Programa Pecuária Mais Brasil, consiste no melhoramento genético dos rebanhos de corte e leiteiro do município, melhoramento genético através de programas de IATF inseminação artificial, que visa produzir novilhos precoces com menor tempo de desmama e acabamento de carcaça no caso de gado de corte e novilhas precoces com maior produção de leite.