03 OUT 2022
Secretaria de Saúde inicia Campanha do Outubro Rosa nesta segunda-feira (03)
Ações especiais ocorrerão em todas as Unidades Básicas de Saúde, além do horário estendido em todas às quintas.

Neste mês de outubro, já denominado como “Outubro Rosa” movimento iniciado na década de 1990, tem a finalidade de despertar na população a conscientização da prevenção do câncer de mama. Em razão desse movimento e voltado à saúde da mulher, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e todas as equipes das Unidades de Atenção Primária de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão mobilizando-se em ações de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama.

Neste mês de outubro, todas as Unidades de Saúde terão horários estendidos, em todas as quintas-feiras, das 17h às 19h.

“Com isso, temos o objetivo de aumentar ainda mais os atendimentos à saúde da mulher, por isso, colocamos à disposição para exames preventivos e orientações.”, como ressaltou a coordenadora do programa, Enfermeira Fernanda Pieri.

O tema desde ano é “Acredite, confie e apoie” e a abertura oficial da Campanha acontece no dia 03 de outubro às 16h na Praça Central, as atividades e ações aconteceram durante todo o mês de outubro com palestras, exames e orientações.

É importante que ao aparecimento dos primeiros sintomas, o paciente já busque o atendimento, quanto antes o tratamento iniciar, maior as chances de cura”, afirma Thiago Caminha, Secretário de Saúde.

Sobre o Câncer de Mama

Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início. O câncer de mama é o tipo mais comum depois do câncer de pele. Em 2022 são 66.280 novos casos estimados, por isso, a detecção precoce e o rastreamento são fundamentais para o tratamento.

A porta de entrada para o atendimento aos pacientes que venham a perceber alguma alteração é Atenção Primária, através das Unidades Básicas de Saúde.