06 OUT 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju atinge excelentes resultados com a Campanha da Vacinação Antirrábica
Ações foram realizadas na Aldeia, Assentamentos, Quilombo e no perímetro urbano, alcançaram um bom número de cães e gatos vacinados.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde finalizou a campanha de vacinação antirrábica com excelentes resultados, atendendo a Zona Rural a vacinação chegou ao Quilombo São Miguel, Assentamento Santa Guilhermina, Assentamento Valinhos, Acampamento Cachoeira e Aldeia Sucury’i, já no distrito de Vista Alegre foram dois dias de vacinação, envolvendo uma equipe de 22 (vinte e dois) servidores.

No perímetro urbano, foram ações especiais nos finais de semana, gerando um total de 26 (vinte e seis) pontos, além do atendimento diário de segunda a sexta na Unidade de Vigilância de Zoonoses.

Além de todo este trabalho, realizamos vacinação domiciliar feita pela equipe em casos de tutores idosos, cadeirantes, acamados ou de alguma forma impossibilitados de levarem seus animais até os pontos de vacinação. Desse modo aplicando umas das principais diretrizes do SUS que é a equidade, ou seja, dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.” Explicou o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha.

Ao todo a campanha imunizou cerca de 3.000 (três mil) animais, mesmo com encerramento, ainda há doses disponíveis para serem aplicadas no local na Unidade de Vigilância de Zoonoses na Rua Rui Barbosa, nº 281 na Vila do Prata.

Sobre a vacinação

A vacinação contra a raiva de cães e gatos é a atividade que mais contribui para que a raiva seja controlada nessas espécies, tendo como consequência importante o decréscimo de casos em seres humanos.

Na maioria dos países em desenvolvimento como é o caso do Brasil, cerca de 70% dos casos de raiva humana notificados tem o cão transmissor. Assim é de extrema importância que a vacinação contra raiva, principalmente de cães, seja bem desenvolvida.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, quando existem altas coberturas vacinais caninas contra a raiva, ou seja, elevados percentuais de cães vacinado, durante uma série de ano, evolui-se para o controle da raiva.