20 OUT 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Maracaju finaliza atendimento às vítimas de tempestade e segue em alerta para novos atendimentos
Forte ventania e chuva causou transtornos a comunidade maracajuense e contou com resposta rápida da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras.

As fortes ventanias e chuvas trouxeram transtornos durante toda a semana, e a comunidade maracajuense teve uma resposta ágil por parte da Prefeitura de Maracaju por meio da parceria da Secretaria de Assistência Social, CRAS, Defesa Civil e Secretaria de Obras e Urbanismo, deslocando equipes para atendimento e dando a devida continuidade no decorrer da semana até todas as pessoas prejudicadas serem devidamente assistidas.

Segundo levantamento, até a data desta sexta-feira (21) às 12 horas, foram atendidas 44 (Quarenta e quatro) residências com destelhamento, seja parcial ou total, 6 (seis) árvores caídas sobre a fiação de energia e internet, além de cabos de energia e internet no chão da Perimetral Leste e em frente ao Cemitério Municipal, foram contabilizadas ainda 5 (cinco) bairros sem água.

A equipe da Prefeitura de Maracaju esteve nas ruas para prestar atendimento à população, com cimento, eternit 2,44 6mm, parafusos, capa de Barro, capa eternitão 3,66, telha romana, caneletão, além de Cestas Básicas e Cobertores.

Contamos com equipes nas ruas levantando as casas afetadas, distribuindo lonas para a cobertura provisória e atendimento total as famílias afetadas, apesar dos inúmeros prejuízos, citamos e registramos que os danos foram menores que na tempestade anterior e, felizmente, ninguém se feriu.” Explicou Vinícius Andrade, Coordenador da Defesa Civil de Maracaju.

De acordo com a Secretária de Assistência Social Interina Joice A. Sanabre a administração municipal respondeu de forma rápida ao principal, apoio aos mais vulneráveis.

O atendimento continua até que cesse a vulnerabilidade, para isso, realizamos a entrega de cestas de alimentos, telhas, cobertores e tudo que for necessário. A equipe da Prefeitura unida, atende de forma prioritária todos os prejudicados com as chuvas, entretanto, não deixamos ninguém para trás e continuamos em alerta, devido ao cenário atual que mantém o alerta de tempestade para a cidade.” Explicou Joice Sanabre.

Sobre a tempestade de segunda-feira 17-10

Durante a tempestade os ventos superaram os 70 km por hora. Temperatura caiu de 35 para 21 graus.

Foram mais de 20 mm em menos de 30 min e algumas regiões já contabilizaram 40 mm de chuva.

Maiores dúvidas e solicitações podem ser feitas por meio dos telefones do CRAS 9.8467-0470, CREAS 9.8467-0479 e Defesa Civil 9.8466.2342

Instruções em caso de Rajadas de vento:

• Não se abrigue debaixo de árvores, risco de queda e descargas elétricas.
• Evite ficar próximo de janelas ou objetos metálicos.
• Evite usar o telefone durante a tempestade.
• Limpe e conserte Calhas e Telhas quebradas.
• Móveis e Eletrodomésticos devem ficar desligados e acomodados fora do alcance da água.
• Evite andar em ruas alagadas, pois não é possível enxergar buracos.
• Facilite a Passagem de veículos de Resgate, liberando o tráfego.