10 NOV 2022
Prefeitura de Maracaju realiza entrega da 1ª Ponte de Concreto na Zona Rural
Entrega ocorreu na região da Estrada Capim Rei/São Francisco II no distrito de Vista Alegre.

O município que é o maior produtor de grãos do Mato Grosso do Sul e um dos maiores do país, inicia uma série de entregas de pontes de concreto para os produtores rurais, ocorrendo a primeira entrega na manhã desta quinta-feira 10-11, tratan-se de uma Ponte de Concreto Armado construída na região da Estrada Capim Rei/São Francisco II no distrito de Vista Alegre.

A iniciativa é um compromisso do Prefeito Marcos Calderan e Vice-Prefeito Mauro Christianini e já é histórica, afinal pela primeira vez nos últimos dez anos, investe-se recursos arrecadados com o ITR pagos pelos produtores em benefício dos mesmos.

De acordo com o Vice-Prefeito Mauro Christianini esta entrega é a primeira de quase 50 (cinquenta) pontes que estão programadas de serem construídas no campo, objetivando atender aos produtores, responsáveis por uma importante fatia da economia local.

Maracaju é um dos principais celeiros do Mato Grosso do Sul e classifico como um verdadeiro pecado a ausência de investimentos no campo nos últimos anos, por isso, através de um diálogo com Sindicato Rural e produtores, decidimos adotar a velha frase ‘Dai, a César o que é de César’, afinal são recursos pagos pelos produtores que vinham sofrendo com o básico que é trafegar em uma boa estrada, pontes seguras e garantir assim o escoamento dos grãos, fruto do seu esforço.” Explicou Mauro Christianini.

A primeira ponte de concreto armado teve um investimento de R$ 557.312,06 (Quinhentos e cinquenta e sete mil, trezentos e doze reais e seis centavos), além disso, a norma de desempenho ABNT NBR 15575, estima que a Vida Útil do projeto mínimo para estruturas de concreto deva ser igual ou superior a 50 anos, bem diferente da vida útil de uma ponte de concreto que atualmente não ultrapassa de 5 a 10 anos.

Para o Prefeito Marcos Calderan o diálogo faz a sua gestão ser bem avaliada, afinal todos os segmentos da sociedade, independentemente de seu segmento, são ouvidos de forma igualitária.

Investir no campo e em benefícios com recursos pagos pelo esforço dos próprios produtores é uma oportunidade de melhorar ainda mais a economia local, agora isso é uma realidade e, felizmente, estamos fazendo um trabalho intenso e duradouro nesta área, serão quase 50 pontes de concreto, escolhidas de forma estratégica para beneficiar o maior número possível de produtores, com recursos do ITR, investidos no campo e melhorando o ir e vir das pessoas que aqui produzem.” Afirmou Marcos Calderan.

Além disso, Marcos Calderan destacou que esta obra, beneficia também alunos que residem no campo e utilizam o transporte escolar para estudarem, reforçando também o compromisso com a educação para todos.

Além do Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, participaram da entrega o Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara, Presidente do Sindicato Rural Fabio Caminha, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereador Rener Barbosa, além de produtores e moradores da região.