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DEZ
29
29 DEZ 2022
EDUCAÇÃO
Em ano de conquistas e avanços, Secretaria Municipal de Educação apresenta resultados de 2022
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Programa “Educação Maior, Futuro Melhor” segue sendo matriz dos trabalhos, beneficiando infraestrutura, capacitação e trazendo novas tecnologias para a Rede Municipal de Ensino.

O ano que se finda foi de muito trabalho e resultados para a Secretaria Municipal de Educação, liderada pela Secretária Municipal de Educação Carolina Souza e contando com uma equipe dedicada e focada em sempre buscar o melhor para a educação maracajuense, presta contas a sociedade maracajuense sobre as ações desenvolvidas ao longo de 2022.

De acordo com Carolina Souza, boa parte dos positivos resultados deve-se a frutíferas parcerias desenvolvidas, especialmente com a PRF – Polícia Rodoviária Federal com o “Educar PRF”, Sindicato Rural de Maracaju com a formação de professores em Curso de Pós-Graduação, além de um positivo intercâmbio entre secretarias e departamentos do município como a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, além do Gemutran.

Para nós, abrir as portas da educação maracajuense para parcerias e também a fiscalização por parte de toda a sociedade foi fundamental, colhemos bons resultados fruto disso, graças aos investimentos autorizados pelo Prefeito Marcos Calderan, seguimos acompanhando e recebendo construções, reformas e ampliações da estrutura física, além de investimentos em tecnologias como lousas digitais e capacitação de nossos profissionais, temos muito o que comemorar, mas também há muito trabalho para realizar, juntos vamos transformando a educação maracajuense.” Afirmou Carolina Souza, Secretária de Educação.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, a educação do município é uma das prioridades da atual gestão, afinal pandemia e o descaso predominante das últimas gestões com o segmento, fez com que a administração municipal de forma necessária focasse na educação, assim surgiu o “Educação Maior, Futuro Melhor”.

Assim foi nos dois primeiros anos, certamente, continuará até o término de nossa gestão, educação é uma prioridade e principal ferramenta na transformação da vida de qualquer cidadão, estamos trabalhando para mudar e melhorar nossa educação não apenas enquanto estamos na gestão, mas sim para 10, 20 e até 30 anos, realizando reformas estruturantes em prédios públicos, ampliando, abrindo novas vagas e preparando nossa cidade para o futuro que é agora! Somente com uma educação de excelente, poderemos de fato, transformar nossa cidade.” Destacou Marcos Calderan.

Confira alguns dos programas desenvolvidos em 2022

O Espaço do Saber: Após um ano e meio de aulas bastante desafios na área educacional, foi necessário criar alternativas de recuperar o aprendizado comprometido pelo período de pandemia. Nesse contexto, o Projeto Espaço do Saber reúne reforço escolar em ambientes fora da escola. As parcerias comunitárias foram fundamentais para consolidar a ideia, colocada em pratica em setembro deste ano como forma de recuperar as aprendizagens e prevenir o abandono escolar na rede municipal de ensino de Maracaju. O projeto acontece de segunda à quinta-feira em sete polos de atendimento, com no máximo seis alunos por aula, justamente para que aquele momento seja de qualidade no ensino.


Programas Diálogos Socioemocionais: Implementação do programa "Diálogos Socioemocionais" na nossa rede de ensino, A Sistemática de Acompanhamento da proposta Diálogos Socioemocionais tem como objetivo atender os nossos educandos e professores para o desenvolvimento das competências socioemocionais no nosso contexto municipal. Tendo em vista a realidade que estamos vivenciando, é de suma importância trabalhar as competências socioemocionais com os profissionais e alunos da nossa rede de ensino.

Projeto “A Hora é Agora! Fala que escuto!”: Pensando em trabalhar e promover a saúde mental no contexto em que estamos vivendo, e que vem desencadeando a ansiedade, o estresse e as emoções desagradáveis. Pretende-se promover e acolher em forma de uma escuta qualificada, através de um projeto voltado para esses funcionários que compõe as nossas instituições. Com o objetivo de ouvi-los e acolhe-los em suas angústias, para oportunizar autoconhecimento, saúde física e emocional.

O projeto A hora é agora! Fala que escuto, será desenvolvido nas nossas Escolas e Cieis, com o objetivo de promover uma escuta qualificada, e trabalhar um o autoconhecimento, autorresponsabilidade, o sujeito e sua subjetividade, oferecendo uma acolhida para esses profissionais em suas angústias, o trabalho será desenvolvido em um primeiro momento com rodas de conversa e um tempo de reflexão, e em seguida um atendimento individual, para aqueles que se interessarem nesse atendimento no individual. O projeto será desenvolvido com os docentes das nossas redes, e estendido para o setor administrativo que compõe as nossas escolas.

Pais Presentes, Filhos Excelentes: O projeto tem como objetivo criar, estruturar, e manter um vínculo afetivo seguro entre família e escola, visando sanar toda fragilidade que está instalada na rede por conta da não participação da família no contexto escolar dos filhos, mas para que isso aconteça precisa existir ações estratégicas por parte da instituição escolar para conscientizar a família sobre o quão é importante para o desenvolvimento integral dos filhos a presença e participação dos mesmos nas ações propostas, ações essas que precisa ser preparada com muito amor, carinho, criatividade e dedicação, pensada exclusivamente em sanar as dificuldades que perpassam o meio escolar, buscando acolher e cativar a família em cada atividade proposta. 

Projeto ECOAR (Fazer-se ouvir e sentir): Considerando o papel das instituições de ensino de formar cidadãos saudáveis e preparados para os desafios da sociedade, é fundamental trazer esse tema para discussão. Buscando estratégias para desenvolver com maior resolução e apoio, oferecendo suporte à equipe de profissionais no âmbito escolar. Dadas as circunstâncias sobre a realidade da rede municipal de ensino do município de Maracaju, uma realidade nunca vista, foi pensado em conjunto e em parceria com a secretaria municipal de saúde alternativa para minimizar e/ou sanar as questões que englobam dificuldades comportamentais, emocionais, mentais, sociais, familiares, de toda a rede da educação. Atualmente o índice de afastamento e readaptação dos profissionais por questões de saúde mental é gigantesco.

Aderir ao credenciamento de profissionais como psicólogo, assistente social e educador físico, são o meio legal que nos possibilita trabalharmos em parceria, pois de acordo com a demanda precisaríamos disponibilizar mais profissionais na rede para atuar na linha de frente junto com a equipe da instituição escolar. Atualmente atuam duas profissionais da psicologia no projeto, e em relação aos seis mil alunos matriculados na rede, o número de profissionais se torna discrepante e insuficiente para atender toda a demanda existente hoje.

PROERD Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Parceria com a Polícia Militar): Tendo em vista a necessidade de se trabalhar a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas nas instituições escolares que tem como responsável a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, Assistência Social ( Conselho antidrogas) e Polícia Militar se faz necessário a parceria imprescindível da implementação do Programa PROERD nas escolas da rede municipal de ensino em todas as unidades que atende os quintos anos do ensino fundamental, sendo esse o público alvo do Programa.

O Programa é aplicado por policiais militares voluntários, devidamente treinados para esta atividade, recebidos nas escolas de forma muito carinhosa, fazendo do PROERD uma das mais importantes atividades junto às instituições de ensino. O PM é o representante mais visível do PROERD e simboliza todos que contribuíram e continuam contribuindo com o programa.

O PROERD realizará a formatura dos alunos dos quintos anos no dia 05 de julho de 2022, sendo necessário que os alunos estejam todos uniformizados com a camiseta do PROERD, estando assim a Secretaria Municipal de Educação responsável pela confecção das mesmas. O PROERD formou no ano de 2022 um total de 1.308 alunos sendo 7 Escolas Rede Municipal, 3 Escolas Rede Estadual e 1 Escola Particular.

Projeto de Sorrisos Maiores – Maio Laranja: O projeto tem como objetivo levar informação e principalmente mostrar que o ambiente escolar pode ocupar o lugar de proteção se necessário.

Os alunos serão informados sobre o autocuidado o quanto eles têm autonomia para cuidar e proteger do que é seu, do próprio corpo, sabendo que eles podem tomar posse dessa autonomia diminui muito a dependência de adultos referente a questões pessoais da criança, como o banho, a higienização, assuntos particulares, enfim.  Os alunos devem conseguir direcionar o pedido de socorro caso estejam expostos e sintam a necessidade disso, a pessoa de referência precisa ser alguém da sua confiança.

O projeto será desenvolvido em forma de oficina, no primeiro momento será apresentado as crianças uma música que fala sobre a importância do corpo, Música- O seu corpo é um tesourinho, no segundo momento será feita a construção de uma flor que simbolicamente representará o corpo humano (Construção da vida, do corpo humano, e quão valioso é cada órgão), no terceiro momento durante a confecção da flor serão levantados alguns questionamentos com o objetivo de psicoeducação (de quem é a função de proteger a criança, se sente protegida no meio familiar, se sente segura nos lugares que frequenta, tem medo de alguém).

Aprendendo sobre valores: O projeto tem como objetivo levar a compreensão dos alunos do quanto as suas ações e atitudes afetam o outro tanto de forma.
negativa quanto positiva, e que a brincadeira só é brincadeira quando o outro aceita e se diverte junto, e não quando constrange, entristece, machuca, ofende, ou maltrata o outro.

O projeto será desenvolvido em forma de oficina, a ideia principal é uma roda de conversa para explanar os assuntos como respeito, empatia, compaixão e autorresponsabilidade, fazendo com que eles compreendam totalmente o que são esses valores, e o quanto a falta da prática deles afeta a vida do outro, e posterior a isso, faremos uma atividade de mural com o preenchimento da seguinte frase: “Me sinto desrespeitado quando”.

O projeto visa sanar a dificuldade presente nas instituições e juntamente trabalhar alguns valores que são tão importantes no meio social e ambiente escolar, levando em consideração que a criança está em processo de desenvolvimento, esta ação trará um grande benefício para a percepção de si e seus atos perante o ambiente e o seu meio social. Almejando assim contribuir de forma positiva e propor maneiras saudáveis de se relacionar.

Programa Um Giro pela Aprendizagem: O objetivo da coleção “Um giro pela aprendizagem” é auxiliar o professor no desenvolvimento das competências e habilidades dos estudantes em Matemática e Língua Portuguesa, para que eles alcancem níveis esperados de proficiência e, consequentemente, avancem com sucesso nos estudos. Com a utilização desse material, o professor proporcionará ao aluno o desenvolvimento necessário para a construção de diferentes maneiras de raciocinar, as quais poderá utilizar na resolução de problemas com a mesma convicção com que orienta os processos avaliativos do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Dessa forma, a aquisição do conhecimento se torna significativa e efetiva por meio de práticas de enfrentamento de situações desafiadoras.

Exercícios de todas as habilidades e descritores (BNCC/SAEB) organizados em níveis de proficiência.
  • Diversidade textual.
  • Conteúdo eficaz e dinâmico.
  • Trabalha as habilidades avaliadas em exames nacionais;
  • Favorece o desenvolvimento das habilidades para alcançar as competências necessárias exigidas em avaliações internas e externas;
  • Uso de linguagem específica para o aprendizado do aluno;
  • Desenvolve hábitos de observação, concentração e interpretação das propostas apresentadas para resolução destas (transferências de aprendizagem);
  • Material elaborado, comprovado e aplicado com educandos em locais onde a educação se tornou referência nacional;
  • Comprovação da qualidade do material por profissionais que atuam na sala de aula;
  • Cria novas alternativas para obter sucesso e comprovar o aprendizado para resolução dos problemas do cotidiano;
  • Atividades elaboradas por níveis de proficiência, desde o básico até o avançado;
  • Tem como ponto de partida não a definição, mas o problema;
  • Os conceitos, ideias e métodos matemáticos são abordados mediante a exploração de problemas;
  • Aborda situações em que os alunos precisam desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê-las;
  • Valida os procedimentos; principais diferenciais do nosso material apresenta grande número de atividades divididas em níveis de proficiência, o que atende desde as expectativas dos alunos com dificuldade aos alunos com alto grau de desenvolvimento.
  • Leva os alunos a desenvolver habilidades que permitem pôr à prova os resultados;
  • Testa seus efeitos e compara diferentes caminhos para obter a solução;
  • Garante a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o alcance das competências exigidas na Educação Básica;
  • Busca por equidade na educação;
  • Tem como foco principal a igualdade de oportunidades para aprender e desenvolver, garantindo ao educando o seu direito;
  • Atende aos mais diferentes níveis de aprendizagem dos alunos, garantindo a melhoria na qualidade de ensino e na equidade;
  • Permite a flexibilidade no uso em sala de aula;
  • Conduz o educando a desenvolver o gosto pela disciplina;
  • Orienta quanto ao conteúdo a ser desenvolvido para atingir a aprendizagem;
  • Estimula o raciocínio lógico;
  • Desenvolve as competências leitora e matemática;
  • Oferece autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação com base nos conhecimentos adquiridos.
Programa MS Alfabetiza (Parceria com Governo do Estado): Sob a Lei Nº 5.724, de 23 de setembro de 2021, institui o Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança e cria o Prêmio Escola Destaque. Regime de Colaboração entre o estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação, e seus municípios, na implantação de uma política de melhoria educacional. Assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental.

MS ALFABETIZA

Foram elaboradas propostas pedagógicas adequadas para cada ano escolar. Considerou-se o olhar das professoras participantes da equipe de elaboração e que estavam mais próximas da sala de aula, bem como as dificuldades apontadas no processo de alfabetização.

Campanha Setembro Amarelo: A Campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população por meio do debate, para que possam ser efetivas as condições que possam ajudar as pessoas que pensam em suicídio.  A campanha busca dar mais visibilidade ao assunto, mas é importante destacar que é necessário buscar auxílio profissional e informação para tentar ajudar aqueles que precisam, ao longo do ano todo, e não apenas no mês de setembro.
Como sabemos, os jovens estão suscetíveis às mudanças fisiológicas que são características da fase de amadurecimento físico e psíquico.

Quem convive com um adolescente, sabe que as mudanças nem sempre são fáceis. Nós sabemos que tudo isso vai passar, mas para isso precisamos trabalhar juntos em prol da criança ou do jovem que está precisando da nossa ajuda.

A informação correta com orientação especializada é sempre o melhor caminho. Os pais, responsáveis e educadores precisam estar atentos para debater essas questões em casa e no ambiente escolar.

Uma das sugestões foi a Caixa – Como você se sente hoje? Fale aqui. Uma maneira de acessar as emoções e através da escrita terapêutica, como forma de atender nossos alunos e funcionários.  

Programa Saúde na Escola: O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo decreto presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, como proposição de uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino básico público (educação infantil, ensino fundamental e médio, educação profissional e tecnológica e na educação de jovens e adultos (EJA), no âmbito das escolas e/ou das unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde da Família.

Em Maracaju a adesão ao Programa Saúde na Escola aconteceu a partir de 2013, o referido programa é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação, com a proposta de integrar, potencializar e implementar ações de saúde nas escolas, visando a melhoria das condições de saúde e de aprendizagem dos estudantes da rede municipal de educação da nossa cidade.

Ações na Educação Especial 2022: Primeiro encontro dos professores da educação especial.  Encontro para alinhamentos com os professores da Educação Especial e troca de ideias. (20 de junho 2022);

Participação do IV CIAB Congresso Internacional do Autista no RJ.    Compreender sobre normativas e realidades atuais acerca do autismo.  (15 a 19 de setembro de 2022);

Formação Continuada para professores da Educação Especial.  Direcionar e trazer para a realidade os conhecimentos construídos no dia a dia da escola (03 a 07 de outubro de 2022);

Avaliação com as Especialistas em Altas habilidades/superdotação. Avaliar possíveis alunos com Altas Habilidades/Superdotados (20 de outubro de 2022);
Ações de Educação Física: No ano de 2022 foram realizadas as seguintes ações contemplando os Profissionais de Educação Física da rede municipal de educação:

Formação no período de 07 a 16 de fevereiro de 2022 em:
  1. Educação Física na Educação Infantil – Profª. Mestre Claudia Diniz de Moraes;
  2. Educação Física, Ensino Médio, novas e não tão novas possibilidades - Profº. Mestre Renato Lima de Aguiar;
  3. Criação e Montagem Coreográfica para Apresentações Escolares – Prof.ª Pâmela Neitzke;
  4. Jogos e Brincadeiras, antes e pós pandemia – Prof. Marcio Cesar de Oliveira.
Aquisição de material esportivo para toda rede municipal de educação, entrega nas datas de 04/03/22 e 01/09/22;
Comemoração do “Dia do Profissional de Educação Física” no dia 01/09/2022, oferecido um Coffee Break e uma lembrança;

Projeto Mãos que Falam: Pela Acessibilidade na Comunicação de Libras e Inclusão Socio Educacional: Contribuir para apropriação e construção da identidade surda do aluno em relação às práticas do uso da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, divulgação da e aulas de nível básico da mesma aos colegas de sala de aula, profissionais que atuam no âmbito escolar com educando e posteriormente a todo corpo docente que deseje o conhecimento na língua espaço visual brasileira. O projeto teve início no ano de 2021 com retorno do ensino presencial e nossa proposta é dar continuidade neste ano letivo de 2022, na Escola Municipal José Pereira da Rosa.

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Obras e Investimentos

Escola Irma de Lima Matos: A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Educação lançou a obra da construção da nova Escola Municipal Professora Irmã de Lima Matos na Avenida Anísio Azambuja, no Bairro Jardim Ipanema. O evento contou com a presença de filhos e familiares da Professora Irma de Lima Matos, mantendo o nome da homenageada na nova escola que receberá um aporte de R$ 7.808.799,06 (Sete milhões, oitocentos e oito mil, setecentos e noventa e nove reais e seis centavos), oriundos de recursos próprios do Programa Educação Maior, Futuro Melhor. O novo espaço que será construído em um amplo terreno de 8.760,91 metros quadrados no Bairro Jardim Ipanema, representando uma verdadeira transformação e valorização de toda a região, bem como a novas escola terá 14 salas de aula, sala de informática, biblioteca, sala da direção escolar, banheiros para os profissionais, sala multifuncional, sala de coordenação pedagógica, secretaria, sanitários masculinos e femininos, sala de professores, cozinha, despensa, área de serviço, área de descanso, cantina, espaço múltiplo com uso de palco, quadra coberta poliesportiva e arquibancada para 150 pessoas, tudo englobará uma área total de 3.772,03 metros quadrados.


Escola Maurícia Paré Gomes: A obra faz parte do pacote de investimentos “Educação Maior, Futuro Melhor” que irá contemplar uma grande parcela da população e terá sua capacidade de atendimento ampliada, com um investimento de R$ 4.077.476,34 (Quatro milhões, setenta e sete mil, quatrocentos e setenta e seis reais e trinta e quatro centavos) de recursos próprios do munícipio. Para o empreendimento ser projetado, a boa relação com o Governo do Estado também foi fundamental, afinal, além da reforma no prédio já existente, foi necessário a cedência de um terreno, localizado atrás do prédio atual que era de propriedade do Governo Estadual, agora o local será utilizado para a construção de 13 (treze) novas salas de aula, 1 (uma) quadra coberta, 1 (uma) área de recreação para Educação Infantil, e mais 1 (uma) área administrativa, além de novos banheiros. De acordo com a Secretária Municipal de Educação Carolina Souza, quando a escola foi construída há mais de 30 anos atendia basicamente a Vila Juquita e Vila Adrien, atualmente com a chegada de novos bairros como o Coqueiral, Fortaleza, Olídia Rocha e Ilha Bela, e com o aumentou da demanda consequentemente ouve a necessidade de ampliar mais vagas.

Escola Agrícola: A Prefeitura de Maracaju segue investindo na educação e no desenvolvimento do município. Foi assinado na tarde desta segunda-feira (30), a ordem de serviço pra a reforma e ampliação da Escola Municipal Cecília de Castro Minervini – Pólo – Escola Agrícola Laurindo Stragliotto. Toda a obra será feita com recursos próprios do município e custará R$ 3.648.700,18. A unidade terá capacidade para atender 200 alunos do ensino fundamental.
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CIEI’s Maria Dalphina Rezende de Castro e Gregória Martins: O Prefeito Marcos Calderan e a Secretária Municipal de Educação Carolina Souza assinaram em 05-11 a Ordem de Serviço que autorizaram o início das obras de reforma e ampliação dos CIEI’s Maria Dalphina Rezende de Castro e Gregória Martins. As obras contemplam uma pintura completa, manutenção na estrutura, adequação no espaço e ampliação, sendo investidos nas duas obras mais de 1 milhão e 200 mil reais de recursos próprios e oriundos do Pacote de Investimentos “Educação Maior, Futuro Melhor”.

A expectativa é que mais 80 (Oitenta) crianças sejas atendidas com a ampliação de quatro salas do CIEI Maria Dalphina Rezende de Castro, já no CIEI Gregória Martins haverá cobertura do espaço físico que dá acesso ao refeitório e melhorias na estrutura.
 
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável
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