Nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2024, a Escola Municipal João Batista Lino Braga, em Maracaju, recebeu uma comitiva de autoridades e educadores de diversos municípios para conhecer a inovadora metodologia “Aprendizagem Profunda”. A parceria, firmada em 2023 entre a Prefeitura de Maracaju, o Sindicato Rural de Maracaju e a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, já apresenta resultados significativos na educação local.
Entre os presentes estavam o Prefeito eleito de Sidrolândia, Rodrigo Basso, acompanhado da Vice-Prefeita eleita, Cristina Fiuza, e da Vereadora Eleita, Carol Terra. Também participaram Andrea Sanches Fernandes, Conselheira de Administração da Cerradinho Participações e Presidente do Instituto Sanches Fernandes; Eliete Palhares Benetti, Consultora de projetos sociais do instituto; e Maria Alice Barcelos, Diretora do Sindicato Rural de Sidrolândia, Mabila Tatiane dos Santos - Professora de Educação Física, Ednir Villarinho Bogado - Professora AEE e Jaqueline Pereira Ramos - Diretora, todos de Dois Irmãos do Buriti.
Também prestigiaram a apresentação e representando Bodoquena, a Prefeita Eleita, Maria Girleide Ronavi, Secretária de Educação do município e Claudia Solange Alzeman da Silva, Secretaria de Educação de Bodoquena. De Rio Brilhante, estiveram Luciano Manfio, Presidente do Sindicato Rural, Maira Fernandes, Conselheira Fiscal, e a Coordenadora da Escola Municipal Sírio Borges, Ângela Venite, além de Maria Perdomo Fernandes, Gestora do Grupo JMF Agro. Diretores da APAE de Dois Irmãos do Buriti, José Adolfo de Lima Souza, Presidente do Grupo Água Tirada, e Claudia Nogueira Saravi, Gestora do Sindicato Rural de Maracaju, também participaram, juntamente com lideranças locais como o Vice-Prefeito de Maracaju, Mauro Christianini, e o Vereador Catito.
A visita foi organizada por Ana Nery Terra Souza, vice-presidente da Associação de Olho no Material Escolar e Diretora do Sindicato Rural de Maracaju.
O método foi apresentado pela Diretora da Escola, Ticiana Ducel Pereira, que destacou os avanços no desenvolvimento de competências como autonomia, auto avaliação e criatividade. Durante a visita, os participantes entraram nas salas de aula para observar o método em prática e ouviram depoimentos da equipe escolar sobre a transformação proporcionada pelo projeto.
Com essa troca de experiências e o interesse de outros municípios, Maracaju reafirma sua posição como um polo de inovação e excelência na educação regional, promovendo um impacto que vai além de suas fronteiras.