26 JAN 2023
Prefeitura de Maracaju conta com o Departamento de Resíduos Sólidos.
Com novo gestor, o Departamento tem o objetivo de cumprir novo marco regulatório, bem como, fiscalizar e avaliar a implantação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PIGIRS e a qualidade e eficiência dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, vem a público informar que a Gerência de Resíduos Sólidos, responsável por monitorar, fiscalizar e avaliar a implantação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PIGIRS e a qualidade e eficiência dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, conta agora com um novo titular.

O Departamento de Resíduos Sólidos tem entre seus objetivos o monitoramento, fiscalização e avaliação da implantação do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, bem como a qualidade e eficiência dos serviços de limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos.

O novo titular do Departamento de Resíduos Sólidos será de Nobuyoshi Ogiwara, profissional com ampla carreira no mercado financeiro, contando com experiência em cargos gerenciais, processos operacionais, controles internos, gestão de pessoas, com destacada atuação no mercado de pessoa jurídica e agronegócios, vem somar forças a já competente equipe da Coordenadoria de Política Ambiental, especificamente na gestão dos resíduos sólidos no município, destacando os valores despendidos, aspectos operacionais, sustentabilidade financeira e regularidade da destinação final desses resíduos.

É de conhecimento de todos que, cada vez mais, faz-se necessário a correta separação dos resíduos, seja pela preservação ambiental, quanto pela questão de custos, afinal todo o resíduo produzido pela cidade, conforme acordo firmado com o Ministério Público, deve ter um destino final, separando-se em resíduos inorgânicos que podem ser reciclados, sendo que estes geram renda e os resíduos orgânicos, ou seja, não recicláveis como restos de comida, sendo estes, transportados para o destino correto em aterro sanitário no município de Dourados, pagos de forma mensal, conforme a pesagem do resíduo.

Os desafios do segmento são enormes, entretanto, Maracaju muito evoluiu nos últimos anos e diversos investimentos para a melhor destinação dos resíduos da cidade estão sendo efetuados pela administração atual, seja pela compra de novos caminhões de coleta, bem como, investimentos em equipamentos.

“Queremos dar boas-vindas ao Nobuyoshi Ogiwara, profissional de ampla capacidade e experiência para assumir este desafio, já contamos com bons frutos neste segmento, mas ainda temos muitos desafios, por exemplo equalizar os custos com a destinação correta dos resíduos sólidos com os valores arrecadados por meio da taxa de lixo, uma das solicitações constantes dentro do Panorama da Gestão de Resíduos Sólidos e do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PIGIRS.” Explicou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Para Nobuyoshi Ogiwara o desafio é novo e extremamente inspirador, sendo que irá trabalhar em conjunto com os colaboradores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, visando ampliar e melhorar os resultados já existentes.

“Junto com o Agadir e toda a equipe da administração municipal, vamos trabalhar desde o acompanhamento dos contratos administrativos ligados a gestão de resíduos sólidos, monitoramento de dados e resultados, busca por investimentos para melhoria da Unidade Municipal de Transbordo até a realização de parcerias público/privado para ações de conscientização de nossos munícipes quanto a educação ambiental, certamente colheremos bons resultados.” Afirmou Nobuyoshi Ogiwara, agora Gerente de Resíduos Sólidos de Maracaju.

Sobre a Gerência de Resíduos Sólidos

Trata-se de um órgão diretamente vinculado ao Chefe do Poder Executivo Municipal, com objetivo também de executar ações designadas como de sua responsabilidade no que tange programas, projetos e ações; utilizar de mecanismos específicos de monitoramento e avaliação, prevendo a geração anual de relatório de acompanhamento e garantindo ampla publicidade das informações as populações dos municípios abrangidos pelo Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; manter canal de comunicação permanente e direto com a população do Município, através do recebimento de sugestões, críticas, denúncias, queixas, avaliações sobre questões relativas ao sistema e serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, devendo ainda acompanhar as providências tomadas.