06 MAR 2023
MEIO AMBIENTE
Mesmo com a "Coleta Seletiva” disponível, aumentam casos de ferimentos em coletores de lixo comum em Maracaju
Ferimentos ocorrem por ausência de separação de resíduos, inserindo “vidro quebrado” onde somente deveriam ocorrer o chamado lixo comum, resíduos como restos de alimentos e outros orgânicos.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente vem alertar e divulgar uma triste estatística de Maracaju, aumentam os casos de ferimentos nos coletores de resíduos (Lixo Comum) por má ou ausência de separação correta.

O “Lixo Comum” (chamada coleta cinza) trata-se nada mais do que aquele resíduo coletado nas residências com restos de comida e outros itens orgânicos, já o resíduo reciclável (chamada coleta verde) é aquele composto basicamente de itens que podem e devem ser reciclados como vidros, metais, plásticos, papelão, entre outros.

O verdadeiro drama dos coletores do lixo comum ocorre devido à ausência ou má separação desses resíduos, devido ao acondicionamento incorreto. O descarte de materiais cortantes e perfurantes é a principal causa dos ferimentos. Copos quebrados, agulhas ou espetos de churrasco do final de semana não são tão inofensivos quanto possam aparentar.

Vidros quebrados devem ser embalados em papelão ou com a ajuda de uma garrafa pet. A orientação do município é que o morador corte a garrafa pet ao meio, coloque o vidro em uma das partes e depois feche o recipiente com o outro lado; o ideal é vedar com uma fita crepe. Embalar os vidros em jornal e em plástico comum não é aconselhável pela falta de resistência dos materiais.

Já os espetinhos usados em churrascos devem ser quebrados. Outra dica é colocá-los em caixas de sapato e vedá-las bem.

“Importante relembrar que nossa cidade conta com dois tipos de coleta: lixo comum e a coleta seletiva, algo muito simples de ser separado, bastando apenas colocar nos dias de cada tipo de coleta, afinal esta ausência de separação além de ser prejudicial ao meio ambiente, causa ferimentos em nossos coletores e, cada vez mais, ficamos apreensivos, já que a qualquer momento pode ocorrer algo de ainda maior gravidade, por isso, conclamamos o apoio da população, separem e descartam os resíduos de sua residência da forma correta, cuidamos do Meio Ambiente, cuidamos de pessoas e cuidamos assim de nosso futuro.” Afirmou Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Para concretizar esta ação e separar o resíduo, destinando para a Coleta Seletiva, basta separar os seguintes itens:

- Plástico: Garrafas de Água e refrigerantes, sacolas plásticas, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos, potes, frascos e utensílios plásticos.

- Papel: Embalagens de Tetra Pak, jornais, revistas, cadernos, folhas, listas telefônicas e caixas de papelão.

- Metal: latas de bebidas e de alimentos, panelas sem cabo, canos, objetos de ferro, alumínio, cobre e zinco.

- Vidro: Garrafas, potes de conserva e frascos em geral.

Dica: Coloque o reciclável em frente a sua residência apenas no dia e horário da coleta, você também pode encaminhar seus resíduos para o Recicla Maracaju, localizada na Avenida Marechal Deodoro, S/N no Centro (Próximo ao Semáforo).

HORÁRIOS DE COLETA SELETIVA

SEGUNDA-FEIRA:

- MANHÃ: Centro e Jardim Guanabara

- TARDE: BNH, José Brejão, Napoleão e Monte Verde.

TERÇA-FEIRA:

- MANHÃ: centro, Vila Margarida, Ema Rigo, Inacinha Rocha, Vila Ovídio, Vila Francisco, Conjunto Ivan Loureiro e distrito de Vista Alegre.

- TARDE: San Raphael, Dom Bosco, Vila Prata, Egídio Ribeiro, Jardim Europa, Vivendas do Sul e Vivendas do Vale.

QUARTA-FEIRA:

- MANHÃ: centro, Vila Juquita e Fortaleza.

- TARDE: Vila Adrien, Conjunto Coqueiral, Olídia Rocha e Ilha Bela I e II.

QUINTA-FEIRA:

- MANHÃ: centro, Vila Moreninha, Vila Prateada, Bairro Paraguai, Jardim Itanhangá, Jardim Ingá e Conjunto Ibarra.

- TARDE: Alto Maracaju, Spessato, Alto San Raphael, Alto das Palmeiras e Bela Vista.

SEXTA-FEIRA:

- MANHÃ: Centro, Porto Belo, Floripes, Leonardo Alves, Vicentina, Jardim São Sebastião, Cambaraí, Jardim Veneza, Jardim Lisboa e Residencial Porcina.

- TARDE:  Conjunto Nenê Fernandes, Nestor Muzzi e Geazone.

SÁBADO:

- MANHÃ: Centro

O gerador de resíduos domiciliares que disponibilizar seus resíduos para a coleta seletiva de forma inadequada (Exemplo: Misturar reciclável com rejeito) estará sujeito à penalidades, conforme Lei Municipal nº 2072/2022.