27 MAR 2023
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju emite Nota Oficial e esclarece ações de combate ao Aedes Aegypti.
Município ressalta que falta do insumo básico para uso no veículo “fumacê” é nacional e compra é responsabilidade exclusiva do Governo Federal.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público emitir “Nota Oficial” sobre a questão do inseticida, utilizado para combate o mosquito Aedes Aegypti, atualmente em falta em todo o país.

“Salientamos que é preconizado que o responsável pela aquisição de  insumos estratégicos destinados ao controle de doenças transmitidas por vetores é o Ministério da Saúde, já que o produto tem que passar por testes de eficácia e deve ser aprovado pela OPAS, por isso, mesmo dispondo de recursos, não podemos adquirir o inseticida, dependendo exclusivamente do envio por parte do Governo Federal. O Ministério da Saúde nos informou que o processo de compra de um novo produto está em fase final.” Destacou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde segue com as visitas domiciliares dos Agentes de Endemias, fazendo as vistorias nos imóveis e eliminando os criadouros do Aedes aegypti.

NOTA OFICIAL

Considerando a atual situação epidemiológica que o Mato Grosso do Sul vem passando, destacamos que é fundamental a atenção de todos.

Atualmente, enfrenta-se um desabastecimento nacional de inseticida, a qual os estoques estão zerados. Neste momento todos os municípios deverão intensificar as ações de manejo ambiental, com objetivo de minimizar as ocorrências de casos e proliferação vetorial.

O produto é utilizado na nebulização espacial – conhecida popularmente como fumacê.

Nem o Governo Estadual, quanto os Governos Municipais estão aptos e autorizados a adquirir quaisquer tipos de inseticidas.

A responsabilidade de aquisição é exclusiva do Ministério da Saúde, tendo em vista que antes das aquisições, os insumos deverão passar por várias análises, de forma a garantir sua eficácia na eliminação vetorial e na garantia que não causará danos ambientais que também é de nossa responsabilidade.

O Ministério da Saúde informou que está finalizando a aquisição e logo estará disponibilizando para todos os municípios do país.

Enquanto isso, é necessário que a população colabore, ajudando o município no combate ao Aedes Aegypti, cuidando de seus quintais, terrenos e construções.