11 MAI 2023
TURISMO
Parceria da Prefeitura com o SEBRAE, “Cidade Empreendedora” trouxe palestra com Luciana Balbino para pequenos produtores dos Assentamentos, Quilombo e estudantes universitários.
Empreendedora é considerada pela Revista Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agro.

A Prefeitura de Maracaju e o SEBRAE, por meio do Programa Cidade Empreendedora, realizou na noite desta quarta-feira 10-05 uma palestra intitulada “Empreendedorismo Rural: O Protagonismo que transforma comunidades”.

O evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, por meio do Departamento de Turismo, contou com a palestra de Luciana Balbino, considerada pela Revista Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agro.

Luciana é paraibana e tem seu trabalho destacado no campo, mudando a realidade de diversas comunidades do seu estado, atualmente atua como Palestrante do SEBRAE, compartilhando seus conhecimentos e experiências na transformação da comunidade que mora, Xandy Jardim, em palestras em todo o país, sendo considerada uma referência nacional neste segmento.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann o objetivo foi direcionar essa palestra para as pequenas comunidades produtoras, justamente os Assentamentos e Quilombo, bem como, agregar as informações aos universitários da UEMS de Maracaju.

“A Luciana tem um trabalho de destaque, justamente nas pequenas comunidades produtoras, comprovando que é possível empreender e crescer onde você tiver. Ficamos felizes e extremamente gratos por ter um evento deste nível e com uma profissional gabaritada em nossa cidade.” Afirmou Agadir.

O Prefeito Marcos Calderan, acompanhou todo o evento e demonstrou-se empolgado com a oportunidade disponibilizada aos pequenos produtores do município.

“Para nós é motivo de honra receber a Luciana Balbino, palestrante de alto nível, certamente, contribuirá e muito para o crescimento de nossos pequenos produtores, afinal a transformação de nossa cidade, passa pelo conhecimento e justamente para isso, estamos trabalhando.” Afirmou Marcos Calderan.

O evento contou com a presença do Prefeito Marcos Calderan, Secretário de Desenvolvimento Agadir Mossmann, Primeira-Dama de Rio Brilhante Isabela Machado, Integrantes do SEBRAE, pequenos produtores do município e estudantes universitários da UEMS.

Sobre a Palestrante Luciana Balbino

É historiadora e palestrante de turismo de base comunitária. Seu trabalho como educadora de adultos e jovens do campo vem mudando a realidade de comunidades de seu estado, a Paraíba. Um dos projetos foi a criação do Restaurante Rural Vó Maria, em Areia, que serve pratos de produtos cultivados na própria comunidade e que impacta cerca de 200 famílias. Na linha do turismo criativo também foram criados roteiros, trilhas e atrações, como piqueniques na mata e sessões de relaxamento.

Na lista, a Forbes selecionou representantes do movimento de mudança no campo. O objetivo, segundo a publicação, é homenagear por meio delas as demais mulheres que atuam no agronegócio – mesmo que o trabalho seja realizado a partir das cidades.