18 MAI 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
No “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil”, Prefeitura de Maracaju reforça a importância do diálogo com crianças e adolescentes, bem como dos canais de denúncias.
Segundo os dados, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com diversas outras pastas, uniu forças para reforçar a Campanha Maio Laranja, especialmente nesta quinta-feira 18-05, data em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil”.

Para isso, uniu integrantes da Rede de Proteção, composta de CRAS, CREAS, CDMCA , Conselho Tutelar, aliados a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e forças de segurança, visando gravar uma mensagem sobre o tema.

Segundo Leiza Karen Barbosa os dados são alarmantes, afinal estima-se que no Brasil a cada hora, 3 (três) crianças são abusadas, sendo 51% delas com idade entre 1 (um) e 5 (cinco) anos.

“Contamos com uma ampla rede de proteção e estendemos nossos treinamentos a outros segmentos da cidade como a saúde e educação, todos atentos a eventuais sinais de abusos, são responsáveis pela proteção às nossas crianças, denunciando, não se calando, diante de um tema tão complexo, mas infelizmente, atual e existente em nossa sociedade. Não deixe de denunciar ligando para o Disk 100, 190 da Polícia Militar ou procurando o Conselho Tutelar.” Explicou Leiza Karen, Secretária de Assistência Social.

Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números, na verdade, são muito maiores.

O Prefeito Marcos Calderan, reforçou o seu compromisso com a causa, divulgando vídeo em sua rede social e fortificando a importância da denúncia e do diálogo com crianças e adolescentes.

“O Maio Laranja é uma campanha de todos nós! Todos unidos contra o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Há várias maneiras de denunciar, Disk 100, Conselho Tutelar, Polícia Civil e Polícia Militar, mas o diálogo com a família, orientando e ensinando, faz parte do trabalho de educar e proteger quem tanto amamos. Na nossa gestão, contamos com uma ampla rede de proteção, integrando secretarias, departamentos e uma equipe comprometida com essa causa.” Afirmou Marcos Calderan.

SOBRE O MAIO LARANJA

Dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

O “Maio Laranja” é uma iniciativa que visa dar visibilidade a este assunto.

Temos o sonho de que esta data e este mês estejam na memória de cada brasileiro não somente em 2023, mas todos os anos.

Somos uma campanha de conscientização, e sendo assim, acreditamos que para combater qualquer problema é necessário conhecê-lo.

Precisamos discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes aqui no Brasil.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável.