06 JUN 2023
SAÚDE
No “Dia Nacional do Teste do Pezinho”, Prefeitura de Maracaju destaca importância do exame em recém-nascidos.
A data ideal para a coleta de sangue é entre o 3º e 5º dia de vida do recém-nascido.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público reforçar a importância de pais e responsáveis efetuarem o “Teste do Pezinho” em crianças-recém-nascidas, especialmente entre o 3º e 5º dia de vida.

O exame feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê, permite identificar doenças graves, como: o hipotireoidismo congênito (glândula tireoide do recém-nascido não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios), a fenilcetonúria (doença do metabolismo) e as hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue – traço falcêmico e doença falciforme).

Nesta data tão importante, queremos reforçar a importância para os pais e responsáveis a realizarem o teste do pezinho, especialmente entre o 3º e 5º ano de vida, podendo ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde. Qualquer dúvida dos pais, podem ser sanadas com o profissional de sua Unidade Básica de Saúde. Explicou Thiago Caminha.

O teste é obrigatório e gratuito em todo o território nacional, está entre os exames preventivos, que investigam, de forma precoce, diversas doenças no bebê. Com a sua realização é possível promover o tratamento específico, a partir do diagnóstico preciso, diminuindo, ou até mesmo eliminando lesões irreversíveis, podendo inclusive, evitar a morte prematura do bebê.

SOBRE O DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

Teste do Pezinho é o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que, quando tratadas precocemente, possibilitam o desenvolvimento físico e mental adequado às crianças.

A data, instituída pela Lei n.º 11.605/2007, objetiva informar à população os objetivos do Programa Nacional de Triagem Neonatal, a importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos. Existe como um programa de saúde pública para prevenir as complicações e sintomas das doenças investigadas e que não apresentam sintomas no período neonatal (0 a 28 dias de vida), podendo levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não deixe sequelas é muito grande, melhorando a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados.

Fonte: Ministério da Saúde
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação