23 AGO 2023
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju realiza orientação sobre Aleitamento Materno para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.
Objetivo é que os mesmos, tornem-se disseminadores da boa informação em suas visitas às residências dos maracajuenses.

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue trabalhando nas ações do “Agosto Dourado”, mês de incentivo e conscientização sobre o Aleitamento Materno.

Na última segunda-feira, 14-08, ocorreu uma importante palestra que tratou da importância da amamentação em relação ao desenvolvimento infantil, aspectos fisiológicos e emocionais, produção de leite, as complicações e dificuldades da amamentação.

O Agente Comunitário de Saúde, por exemplo, tem papel primordial nas orientações sobre aleitamento materno, já que é o primeiro profissional a visitar a mulher quando sai do hospital, seja por parto normal ou cesárea.

Muitas vezes a puérpera tem muitas dúvidas em relação à amamentação, principalmente as mamães de primeira viagem, e o agente de saúde nesta primeira visita que é realizada até o quinto dia de vida do bebê, pode estar orientando sobre a pega correta, como fazer para evitar fissura, como ordenhar a mama e também sobre a alimentação da mamãe nesta fase. E caso seja necessário a situação é levada a Unidade de Saúde para evitar complicações futuras.

O objetivo da ação é contar com o apoio dos Agentes na disseminação das informações e também aprimorar o suporte as mamães, especialmente sobre a importância do leite materno para a criança.

A ação foi coordenada e realizada pela Enfermeira Liliana Romero (Coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente) e Enfermeira Fernanda Pieri (Coordenadora da Saúde da Mulher).

O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024