29 AGO 2023
TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023

Sétima edição do TPS ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do Tribunal

TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023

Foi publicado, em edição extraordinária do Diário da Justiça eletrônico (DJe) desta quarta-feira (23), o edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna (TPS 2023), que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024. O TPS ocorrerá no período de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano, em espaço especialmente preparado e reservado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o evento. No dia 27 de novembro, as atividades do TPS terão início às 13h e terminarão às 17h. De 28 de novembro a 1º de dezembro, as atividades ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022).

Conforme o edital, o TPS tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas visando identificar vulnerabilidades e/ou falhas relacionadas à violação da integridade, ou do anonimato dos votos de uma eleição, além de apresentar as respectivas sugestões de melhoria. Esta será a sétima edição do TPS, que teve a primeira edição em 2009.
Confira a íntegra do edital de convocação do TPS 2023
Autor: TSE publica edital de convocação do Teste Público de Segurança da Urna 2023
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024