21 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
No “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, Prefeitura de Maracaju realiza Conferência Setembro Verde.
Organizado pela Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, evento acontece neste dia 21-09, na Câmara Municipal de Vereadores.

Na manhã desta quinta-feira, 21-09, ocorreu a abertura oficial da Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência, organizado pela Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, o evento visa debater a importância da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade atual.

A Conferência trouxe o tema “Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, tendo os seguintes eixos: estratégias para manter o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia de acesso das pessoas com deficiências às políticas públicas e avaliação psicossocial unificada; financiamento da promoção de Direitos da Pessoa com Deficiência; cidadania e acessibilidade e os desafios para a comunicação universal.

Esta é a primeira conferência na área realizada no município, tratando-se de uma forte conquista das pessoas com deficiência, Conselho Municipal e a Secretaria de Assistência Social.

Na ocasião, logo na abertura do evento, ocorreu uma apresentação cultural do Projeto “Mãos que Falam” com os alunos Ana Clara, Ana Rosa, Cauã, Dominique, Geovana, Guilherme, Kauany, Mayara, Mayksuel, Natalia, Thamara e Thaissa dos 5º ano, D, E e F do período vespertinho.

Além da apresentação de um vídeo especial com Katherine Batista Ludwig, artista maracajuense que pinta bandejas, quadros e outros itens de decoração, durante o evento a artista está comercializando suas peças no hall de entrada do plenário da Câmara de Vereadores.

ENTREGA DE CARTEIRINHAS DOS AUTISTAS

Fruto de um projeto de lei da Câmara de Vereadores, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa e sancionado pelo Prefeito Marcos Calderan, autistas do município receberam uma Carteirinha de Autista.

A entrega simbólica contou com a participação do Prefeito Marcos Calderan, Presidente da Câmara, Robert Ziemann que é o Autor da Lei que tornou a demanda uma realidade e a Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, entregando as carteirinhas para o Presidente da AMAR, Fabiano Hefler.

PALESTRA

O evento também contou com palestra com a Conselheira Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Rita de Cássia Fuentes Luz Suenaga.

O tema foi “Cenário Atual e Futuro na Implantação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”,

AUTORIDADES PRESENTES

Prestigiaram o evento o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Presidente da Câmara, Robert Ziemann, Vereador Oseias Enfermeiro, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maire Lucia Romão Alves Martins, Representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mônica Ilis e Rita Luz, Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Presidente da AMAR – Associação Amigos dos Autistas de Maracaju, Fabiano Hefler, além de servidores públicos, convidados e a comunidade em geral.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024