06 NOV 2023
Maracaju participou do 2º Desafio Estadual das Merendeiras.
Realizado pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Senac MS, a competição reuniu profissionais de 24 municípios e escolheu os melhores pratos.

Ao som da torcida organizada, os representantes dos 24 municípios de Mato Grosso do Sul que participaram do 2º Desafio Estadual das Merendeiras desfilaram em um tapete vermelho. Essa foi a abertura da cerimônia de premiação da grande final da competição, realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com o Sistema Fecomércio, por intermédio do Senac MS, na noite da terça-feira (31-10).

No Gran Murano Buffet, em Campo Grande, foram anunciadas as três melhores receitas da competição. Em primeiro lugar ficou o prato “Strogonoff de frango e legumes”, da merendeira de Coxim, Suellen Sulina da Costa. Já a receita vice-campeã foi “Sopa paraguaia à la buga”, desenvolvida pela merendeira de Bela Vista, Francisca Ajala e, por fim, em terceiro lugar ficou o prato “Antepasto de legumes com frango ao molho branco”, da merendeira de Dourados, Maria Aparecida Ferreira do Nascimento

Ao todo, representantes de 24 municípios disputaram a etapa estadual do Desafio das Merendeiras, com receitas saudáveis feitas com alimentos da agricultura familiar.

Todas as receitas que disputaram o desafio foram vencedoras nas etapas municipais da competição, realizadas de julho a outubro deste ano. Cada uma delas foi elaborada com itens da agricultura familiar previstos em edital e tiveram que seguir exigências criteriosas para garantir uma alimentação saudável aos estudantes, como a utilização de uma proteína, sal de ervas no lugar do sal refinado, além do não uso de alimentos ultraprocessados.

Durante a cerimônia de premiação, as nutricionistas de cada município participante foram homenageadas com uma placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Também receberam a honraria, produtores da agricultura familiar que atuam nas cidades, como forma de valorizar a profissão e o empenho deles em oferecer alimentos de qualidade.

Representou Maracaju a Oficial de Cozinha Isabel Alves Barbosa que levou o prato “arroz colorido, torta de carne moída da Bel”.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES

Participam da etapa estadual representantes dos municípios de Água Clara, Amambai, Bandeirantes, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.

Fonte: Assessoria do SEBRAE
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação