14 NOV 2023
PLANEJAMENTO E FINANÇAS
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Maracaju regulamenta o repasse da Parcela Adicional da Assistência Financeira Complementar para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias
Com regulamentação, “14º Salário” fica garantido aos profissionais.

Na última sexta-feira, 10-11, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Saúde publicou a Portaria n.º 002/2023 que regulamenta a assistência financeira complementar ao município a ser prestada pela união para o cumprimento do Piso Salarial profissional e sobre o incentivo financeiro para o fortalecimento de políticas afetas à atuação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.

“São anos lutando pelo repasse, do incentivo financeiro à categoria de agentes, que na data 10 de novembro de 2023 foi publicado em diário oficial, a Portaria SMS n.º 002/2023 que dispõe sobre assistência financeira complementar, garantindo a categoria que enquanto existir o repasse do Governo Federal, o incentivo será mantido. Hoje a categoria comemora o ato da publicação, pois foram anos de luta, com certeza a gestão de Marcos Calderan vai ficar para história, como um marco no trabalho pelos agentes de saúde, com essa grande conquista só nos fortalece e mostra que as conquistas são possíveis quando há diálogo e união. A palavra é gratidão!” comemorou a Agente Comunitária de Saúde Luciana Vernéques.

O repasse da parcela adicional, que os profissionais chamam de décimo quarto salário, era um pedido antigo dos profissionais e foi atendido pelo Prefeito Marcos Calderan que já realizou o repasse desde o primeiro ano de gestão e agora regulamentando garantindo que os profissionais fiquem tranquilos quanto ao repasse regular da parcela adicional.

A Agente de Combate às Endemias, Crislaine Carvalho Brites dos Santos destaca que “sou agente se endemias do bairro Alto Maracaju, realizo visitas domiciliares como os demais colegas da categoria e hoje saiu à portaria do incentivo federal que para nós é uma grande conquista junto ao município tendo em vista que alguns não realizam esse repasse. Para nós é motivo de grande alegria ter o reconhecimento do nosso trabalho, esse incentivo vem para somar para melhores condições do nosso trabalho no dia a dia.”

Embora não haja determinação legal que obrigue o repasse desta parcela aos profissionais, é uma forma de reconhecer o valoroso trabalho desempenhando por eles em nosso município.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação