17 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO
OBRAS
Com recursos do Fundo de Meio Ambiente, Prefeitura de Maracaju realizará reforma e ampliação da Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos.
Cobertura evita peso extra no resíduo transportado para Dourados, bem como, descarregamento de chorume no solo, tratando-se de uma questão ambiental.

Na manhã desta sexta-feira, 17-11, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente realizou a assinatura da ordem de serviço de reforma e ampliação da Unidade de Transbordo de Resíduos Sólidos.

A obra será realizada por meio de Recursos do Fundo do Meio Ambiente, fruto do pagamento do chamado ICMS Ecológico, conquistado graças ao empenho, organização e ações do município na área ambiental. A obra terá um custo de R$ 1.068.084,75 (Um milhão, sessenta e oito mil, oitenta e quatro reais e setenta e cinco centavos) e será executada pela empresa Blessed Engenharia Ltda, ganhadora da licitação para execução a obra.

A Prefeitura de Maracaju segue fazendo investimentos no desenvolvimento do município, e será assinada hoje a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos de Maracaju.

Conforme o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, trata-se de uma obra importante, que representa uma nova fase para o local, proporcionando uma área cobertura, protegendo não apenas o solo, contra o descarregamento irregular do chamado “chorume”, mas principalmente, servidores que atuam no local, salientou ainda que, toda essa obra está sendo feita com recursos conquistados graças as políticas ambientais do município, inclusive quanto a separação dos resíduos e incentivo a reciclagem.

Para o Prefeito Marcos Calderan, trata-se de mais um investimento realizado em prol a economia do município, afinal quanto mais eficaz for o descarte do resíduo produzido, mais economia e menos custos o município possui, aproveitou para conclamar a comunidade a atuar dentro de suas residências na separação correta dos resíduos.

SOBRE A OBRA

A cobertura de plataforma da unidade de transbordo desempenha um papel significativo na eficiência operacional, na segurança ambiental e na melhoria das condições de trabalho. Destacando a Proteção contra Condições Climáticas; Economia no custo de destinação final; Prevenção de Contaminação; Prolongamento da Vida Útil das Instalações; e Conformidade Ambiental e Regulatória.

A Prefeitura Municipal de Maracaju busca a constante melhoria da gestão municipal dos resíduos sólidos. Serão feitos novos investimentos no local como a construção de um Ecoponto de pneus e resíduos de eletroeletrônicos, área de vivência para funcionários, barracão para triturador de entulho e barracão para processamento de madeira.

SOBRE A UNIDADE DE TRANSBORDO

A Unidade de Transbordo de Resíduos Sólidos do município iniciou sua operação em 2018, após o fechamento do antigo lixão de Maracaju. A Unidade está localizada na Chácara Guarany, Zona Rural de Maracaju e é responsável por receber e armazenar temporariamente os resíduos sólidos urbanos gerados pelo nosso município, que diariamente são coletados, transportados e destinados de forma ambientalmente adequada ao aterro sanitário devidamente licenciado, localizado em Dourados/MS.

O local possui balança rodoviária para pesagem da entrada e saída de resíduos, guarita, e plataforma para descarregamento em caçambas estacionárias de grande porte.

A Unidade de Transbordo de Resíduos desempenha papel essencial na cadeia de gerenciamento de resíduos, melhorando a eficiência operacional, reduzindo impactos ambientais e facilitando práticas mais sustentáveis na gestão de resíduos municipais.

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram do evento o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, Secretário de Obras e Urbanismo, Joaquim Herrera, Secretário Municipal de Esportes, Erlei Pires Dias, Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Presidente do Rotary Club de Maracaju, Valdir Serafini Júnior, Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann, Vereadores Gustavo Veterinário, Vilmar do Era do Gelo, Nego do Povo, Joãozinho Rocha, Nenê da Vista Alegre, Gestora da Casa do Trabalhador, Maria Aparecida dos Santos, Presidente do Conselho do Meio Ambiente, Alex Sandro Richter Von Mühlen, Gerente de Resíduos Sólidos, Nobuyoshi Ogiwaram, Engenheiro Civil e Representante da Empresa Blessd Engenharia, Representante da 13ª Subsecção Maracaju, Dr. Eusébio Solano Veja, Lucas Lemos, Eusébio Solano Veja, além de servidores públicos, convidados e a comunidade em geral.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação