16 NOV 2023
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju adere ao Novembro Bordô, mês de prevenção ao Câncer Bucal.
Unidades Básicas de Saúde estão à disposição para o atendimento odontológico preventivo, orientações e investigação de lesões.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que aderiu à Campanha Novembro Bordô, mês de prevenção ao Câncer Bucal.

Com números expressivos, trata-se de um dos tipos de câncer que mais vítimas acometem anualmente, sendo o 8°câncer mais presente no país.

Somente no Brasil, aconteceram 15.100 casos novos de câncer de boca, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres, trata-se do 8.º câncer mais presente no país.

Conforme o Secretário de Saúde, Thiago Olegário Caminha, prevenção é o melhor caminho e tratando-se de um assunto tão sério como o Câncer de boca, a prevenção ou a descoberta precoce e início do tratamento faz toda a diferença para a cura. Para isso, todas as Unidades de Saúde estão preparadas para atendimento odontológico nos horários das 7:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, no ESF Ambrósio O. Lima, atendimento até as 19:00h e no ESF Balbino C. Lima até às 21:00h.

Para 2023, são estimados 180 novos casos de câncer de boca no estado do Mato Grosso do Sul, sendo 130 em homens e 50 em mulheres, 70 casos são estimados na capital.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE BOCA?

• Não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;

• Manter o peso corporal adequado;

• Manter boa higiene bucal;

• Usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral;

• Proteger-se da exposição ao sol;

• Ir ao dentista regularmente;

SINAIS DE ALERTA

• Feridas que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramento ou não;

• Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas;

• Caroços no pescoço;

• Rouquidão persistente;

• Dor na boca que não passa;

• Dificuldade para abrir a boca, mastigar, mover a mandíbula ou a língua;

• Dormência na boca;

• Sensação de algo preso na garganta;

• Inchaço da mandíbula que faz dentadura incomodar;

• Sangramento ou mau hálito persistente;

• Perda de peso inexplicável;

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, para os exames de lesões bucais não há necessidade de agendamento.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024