Cumprindo o compromisso com a preservação ambiental, há mais de 5 (cinco) anos o chamado “lixão” encontra-se desativado, atualmente Maracaju trabalha intensamente no descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. O resíduo comum é coletado e armazenado temporariamente em containers na Unidade de Transbordo de Maracaju e é posteriormente encaminhado e disposto no aterro sanitário em Dourados e o resíduo reciclável é coletado e destinando a Cooperativa Recicla Maracaju.
O “Lixão” é uma forma inadequada de descarte de “lixo” sobre diretamente o solo (céu aberto), sem medidas de proteção ambiental. Já o “Aterro Sanitário” é uma infraestrutura projetada para a disposição final adequada de resíduos sólidos de maneira segura e ambientalmente correta.
Assim a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente informa que a área do lixão desativado, localizada na Fazenda Granja Noroeste, Rodovia BR-162, KM 03, Zona Rural, começou sua operação em 1999 e foi desativada em 2018 e desde então, a área encontra-se isolada e em processo de recuperação ambiental, sendo constantemente monitorada.
Sendo assim, considerando que a área está em monitoramento, a Prefeitura de Maracaju contratou a empresa Jullian L. Stulpe e Cia Ltda, através do pregão presencial n.º 34/2023, do Processo n.º 2.779/2023, para elaborar diagnóstico da área do lixão desativado, para isto, a referida empresa realizou coletas de água e solo para serem analisadas em laboratório, realizou medição de gases, realizou levantamento planialtimétrico e dentre outras técnicas.
Como resultado, foi identificado que a área já se encontra em avanço de recuperação e regeneração, e já apresenta vegetação remanescente consolidada. Através do diagnóstico realizado a empresa atualizou o Plano de Recuperação da Área, sendo proposto a implantação de técnicas que consistem na correção do solo e plantio de mais árvores.
De acordo com Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, o resultado é motivo de plena satisfação e informou que área continuará mantida isolada e monitorada até que a mesma seja consolidada como área verde.