20 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Com forte presença da comunidade, Prefeitura de Maracaju entrega reforma e ampliação da Escola Agrícola.
Obra grandiosa contemplará Ensino em Tempo Integral para mais de 200 alunos de Maracaju.
Na noite da última segunda-feira 19-02 a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a entrega oficial da Escola Municipal Agrícola Laurindo Straglioto, extensão da Escola Municipal João Pedro Fernandes.

A escola que foi totalmente reformada, recuperada e ampliada contou com investimentos na ordem de R$ 5.228.825,72 (Cinco milhões, duzentos e vinte e oito mil, oitocentos e vinte e cinco reais e setenta e dois centavos) e funcionará na modalidade de ensino em tempo integral, ofertando além do ensino tradicional, oficinas de Educação Financeira, Jornal, Robótica, entre outras, além da ligação direta com as atividades do agronegócio, fazendo um positivo “mix” do ensino teórico e prático.

Na ocasião foram homenageados: Iara Monteiro da Silva (Dona Fatinha) que atuou como funcionária administrativa, Pascoal Alberto (Funcionário e morador - in memorian) por meio de sua esposa Olmira Guillen Alberto, Juliano Teles Corrêa (Ex-Aluno), Elias Antônio Alves Sobrinho (Diretor e Coordenador da Escola Agrícola na época), Ludemar Solis Azambuja (Professora), Thais Stragliotto (neta de Laurindo Stragliotto – in Memorin)

SOBRE O INVESTIMENTO
Além da reforma e adequação do prédio existente, foram construídas 2 (duas) novas salas de aula, 1 (uma) sala de professores com dois banheiros (masculino e feminino), 1 (uma) sala de secretaria, 1 (um) almoxarifado, 1 (um) depósito, 1 (uma) sala de direção com recepção e banheiro, 1 (uma) sala de coordenação pedagógica com sala para entrevista, 1 (uma) sala de primeiros socorros, 1 (uma) quadra coberta com 2 (dois) vestiários e depósitos, também foi realizada a reforma de 2 vestiários, sendo um masculino e um feminino, instalando armários, chuveiros, vasos sanitários, pias, além de laboratórios, salas de recursos, 4 (quatro) salas para oficinas, 2 (dois) banheiros e 1 (uma) sala de TV multifuncional.

SOBRE A HISTÓRIA
A Escola Municipal Agrícola Laurindo Stragliotto foi criada em Maracaju em 1994, através do decreto 010/94 de 22 de Janeiro, durante a gestão do Prefeito Rogério Lopes Posser.

Já nos anos de 2011 e 2012, retomou seu funcionamento em período integral atendendo 150 alunos. No turno matutitno com matriz curricular normal, seguindo a Lei Nacional. No período vespertino com oficinas do Programa Mais Educação do Governo Federal, projeto que na época encantou as famílias e alunos.
Posteriormente, tal projeto foi abandonado, deitando um sentimento de tristeza na comunidade escolar, 2021 um novo projeto foi idealizado pelo Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e o Vice-Prefeito, Mauro Christianini, projeto este entregue agora e que conta com a participação de muitos parceiros e colaboradores.

AUTORIDADES PRESENTES
Participaram do evento o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, Primeira-Dama de Maracaju, Meire Calderan, Vice-Prefeito, Mauro Christianini, Presidente da Câmara, Robert Ziemann, Vereadores, Rener Barbosa, Gustavo Veterinário, Nenê da Vista Alegre, Joãozinho Rocha, Catito, Nego do Povo e Vilmar da Era do Gelo, Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza, Secretário de Cultura, Rafael Fernandes Jara, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, Secretária de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa, Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha, Secretário de Obras e Urbanismo, Joaquim Herrera, Secretário de Esportes, Erlei Pires Dias, Secretária de Administração, Paula Brites, Secretária de Governo, Cléo Wosniak, Chefe de Gabinete, Dayani Barbosa, Procurador Jurídico, Dr. Robson Coradini, Representando o Deputado Zeca do PT, Cícero de Souza, Major e Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Danielli Grotti, Representando o Corpo de Bombeiros, Tenente Aniel, Coordenador de Região da SEGOV, Cecílio Amarila Neto, Diretora da Escola Municipal João Pedro Fernandes, Zenaide Lampert, Diretora da Escola SESI, Débora Cruz da Silva Guilherme, Coordenador Municipal da AGRAER, Tales Lima Alves, Presidente do Sicredi, Emerson Perosa, Diretor Executivo do Sicredi, Emerson Perosa, Presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira, Presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Marcondes, Presidente do SISPMMA, Mara Rúbia Rodrigues, Presidente do Sintrema, Ludemar Solis Azambuja, Presidente da ASSEMA, Luiz Cândido, Presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Sustentável, Júlio Cesar Ricarte, Gerente da UEMS – Unidade Maracaju, Alex Sandro Richter von Mühlen, Coordenador do Curso de Agronomia da UEMS, Marcos Camacho, Presidente da MS Integração, Dirceu Luiz Broch, Roney Simões Pedroso da MS Integração, Gerente da Gemutran, Jaime Talaveira, Administrador Distrital, Sydney Ramires, além de produtores rurais, empresários, servidores, professores e demais profissionais da educação, além da comunidade em geral.
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação