01 ABR 2024
ADMINISTRAÇÃO
Plano de capacitação dos servidores(as) e empregados(as) públicos(as) municipais de Maracaju está em pleno funcionamento.
Articulação das ações de formação e acompanhamento das ações previstas e realizadas por todas as secretarias e autarquias municipais.

O Plano de Capacitação dos Servidores(as) e Empregados(as) Públicos(as) de Maracaju é um dos indicadores previstos no Instrumento de Maturidade da Gestão e Governança, além de oferecer Capacitações e Atualizações que venham de encontro com conhecimentos, habilidades e atitudes essenciais para a qualidade do Serviço Público, em seu bojo traz instrumentos de acompanhamento e avaliação, para controle de investimentos em ações que tragam um retorno sustentável para que o serviço chegue com eficiência ao cidadão maracajuense.

Além dos investimentos em empresas privadas decorrentes em vários segmentos municipais, a Coordenação do Plano de Capacitação tem buscado alternativas sustentáveis, prezando pela responsabilidade do recurso público, aliando-se a parcerias que já existem em nosso município, e que precisam de um direcionamento de Servidores(as) para composição de turmas, a exemplo de parcerias de sucesso, trazemos o registro do Curso de Operação e Manutenção de Motosserra que aconteceu no período de 14 a 16/03/2024 e o Curso de Operação e Manutenção de Roçadeiras no período de 22 e 23/03/2024, que contou com Servidores(as) da Gerência de Transporte e Manutenção, vinculada à Secretaria de Obras e Urbanismo, totalizando 21 Servidores(as) capacitados(as).

Os cursos aconteceram em parceria com o Sindicato Rural de Maracaju, através do SENAR/MS que faz parte do Sistema FAMASUL, com atualizações sobre a operação e manutenção das máquinas tanto no aspecto teórico, como prático, promovendo integração da equipe e valorizando os Servidores(as) Públicos(as) Municipais que não medem esforços para executar a manutenção urbana com promoção da qualidade de vida aos habitantes de nossa querida Maracaju. O Plano de Capacitação iniciou em 2023 com Capacitações gerenciais e no presente ano com uma visão de ampliação e inovação, pretende promover, acompanhar e avaliar todas as ações formativas que ocorrerem no município nas competências gerais, específicas e gerenciais. O Plano é vinculado a Secretaria Municipal de Administração para direcionar a gestão de pessoas e o fortalecimento do capital intelectual dos Servidores(as) Públicos Municipais.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação