03 JUN 2024
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju realiza abertura da Campanha Junho Prata com idosos do município.
Durante todos o mês de junho serão realizadas ações da Secretária de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Nesta segunda-feira, 03-06, a prefeitura de Maracaju, por meio das secretárias de Saúde e Assistência Social, realizaram a abertura da Campanha Junho Prata, de conscientização e combate a violência contra a pessoa idosa.

O evento foi realizado na Academia da Saúde com a presença dos idosos do Lar do Idoso e dos Grupos da Academia de Saúde, onde foi ministrado palestra com a psicologa Jéssica sobre a importância da saúde mental dos idosos e seus direitos.

Durante todo o mês de junho, ações especificas serão realizadas nas Unidades de Saúde em parceria com as equipes do CREAS, para reunir esforços sobre a conscientização de todos sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa, além de divulgar os canais de denúncias das condutas que violam seus direitos.

CAMPANHA JUNHO PRATA

As medidas de proteção à pessoa idosa são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da Pessoa Idosa - Lei 10.741/03 forem ameaçados ou violados:

I - por ação ou omissão da sociedade, ou do Estado;

II - por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento;

Ill - em razão de sua condição pessoal.

ALGUMAS FORMAS DE VIOLÊNCIA: FÍSICA, PSICOLÓGICA, ABUSO FINANCEIRO/PATRIMONIAL, ABANDONO, NEGLIGÊNCIA, dentre outras.

ONDE DENUNCIAR:
  • Disque 100 - As denúncias são registradas e encaminhadas aos órgãos competentes.

Disponível 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Discagem direta e gratuita. Para receber atendimento ou fazer denúncias via WhatsApp, basta o cidadão enviar mensagem para o número: +55 61 9 9611-0100.

• Se a situação estiver ocorrendo no momento - acionar a Polícia Militar via 190.

As denúncias também podem ser realizadas na Delegacia de Polícia Local: RUA MELANIO GARCIA BARBOSA, N° 70, CENTRO, MARACAJU-MS - TELEFONE (67) 3454 1972 0U(67)99663-3977(WhatsApp)

• MINISTÉRIO PÚLICO ESTADUAL: RUA APPA, NO 141, CENTRO, MARACAJU-MS, TELEFONE(67)3454-1021

APOIO:

CREAS (Centro de Referência da Especializado de Assistência Social) - realiza acolhida, atendimento psicossocial, orientações, acompanhamentos e encaminhamentos necessários. Telefone (67) 3454-5840 e (67) 98467-0479 (WhatsApp).

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO - é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas para o bem-estar dos idosos. Telefone: 3454-1167 - Rua Francisco de Souza Marcondes n° 301, Maracaju–MS.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024