A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o novo Boletim Epidemiológico das Arboviroses, com dados atualizados do período de 1º de janeiro a 27 de maio de 2025. O cenário é preocupante: os números de casos de Dengue e Chikungunya continuam subindo, e os focos de larvas encontrados pelas equipes de inspeção acendem um alerta vermelho para toda a cidade.
Somente nos últimos 15 dias, foram confirmados 111 novos casos de Chikungunya e 9 novos casos de Dengue. Há ainda dois óbitos em investigação com suspeita de relação com essas doenças.
Dengue e Chikungunya são doenças graves e podem matar. A Secretaria de Saúde reforça que o cuidado com quintais, terrenos baldios e qualquer espaço que possa acumular água parada é essencial para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses.
A população tem papel fundamental nessa luta. Cada atitude conta: eliminar água parada de pneus, garrafas, vasos e outros recipientes, permitir a entrada dos agentes de saúde durante as inspeções e garantir a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a Dengue são ações que salvam vidas.
DENGUE
Confirmados: 245
Descartados: 2.821
Confirmados nos últimos 15 dias: 9
Descartados nos últimos 15 dias: 119
ZIKA
Descartados: 50
Descartados nos últimos 15 dias: 5
CHIKUNGUNYA
Confirmados: 1.109
Descartados: 1.811
Confirmados nos últimos 15 dias: 111