Entre os dias 10 e 13 de setembro, Maracaju recebe a exposição itinerante “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, instalada na Praça Central Nestor Pires Barbosa. A iniciativa convida o público a conhecer o ciclo da água de forma lúdica e tecnológica, com óculos de realidade virtual, cinema ambiental e instalações artísticas.
Na quarta (10/09), quinta (11/09) e sexta-feira (12/09), os alunos da Rede Municipal de Ensino participam da programação em visitas organizadas por turmas, garantindo que todas as crianças tenham acesso à experiência interativa. Já no sábado (13/09), a exposição abre ao público em geral das 15h às 19h, seguida da Mostra Cine ao Ar Livre, às 19h. Todas as atividades são gratuitas.
SOBRE O PROJETO OLHO D’ÁGUA
O projeto Olho D’Água é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com patrocínio da Ambiental MS Pantanal e Sanesul, apoio da Prefeitura de Maracaju, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura. A realização é da 3 Apitos Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
Com o tema “Ciclo da água e sua importância para a vida humana e de todos os seres vivos”, a exposição proporciona aos visitantes um percurso imersivo: da nascente ao mar, passando por florestas, cidades e comunidades. O objetivo é estimular a consciência ambiental e a preservação dos recursos hídricos, especialmente entre crianças e jovens.